Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O premiado escritor amazonense Milton Hatoum, autor de clássicos da literatura brasileira como “Dois Irmãos”, “Órfãos do Eldorado”, “Relato de Um Certo Oriente” e “Cinzas do Norte”, foi uma das atrações do Festival SSA Adapta, que acontece virtualmente até amanhã, domingo, 21 de março no canal do evento no YouTube. O evento é uma criação da produtora e diretora baiana Carollini Assis.

No evento, Milton Hatoum e Maria Camargo conversaram sobre “Dois Irmãos”, a obra escrita e a minissérie homônima adaptada para a televisão, no caso a Rede Globo que exibiu a adaptação em forma de minissérie no ano de 2017. O debate foi realizado em parceria com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra) na última sexta-feira, dia 19.

A diretora Carollini Assis ficou surpresa com o retorno. “Foi surpreendente a quantidade de produtoras interessadas nas histórias que a literatura brasileira tem a nos oferecer e editoras oferecendo seus escritores. Acredito que a parceria pode ser muito profícua para ambas as linguagens e movimentar tanto o setor literário”, destacou.

“Com o efeito downstream, ou seja, quando a obra mais vendida de um autor ajuda a vender também outros títulos da mesma categoria e de autores menos conhecidos, quanto pode também trazer novos olhares para o setor audiovisual. Somos um País de fértil imaginação, ricos em bons escritores, precisamos explorar mais a nossa literatura”, avaliou a produtora.

Camurati

Além de Milton Hatoum, outra voz respeitada a participar do evento é a da diretora Carla Camurati. Ela participa neste domingo, dia 21. Após a ‘Rodada de Negócios’ privativa entre escritores e produtoras, o evento é encerrado com duas miniconferências, intituladas ‘SSA Adapta Talks’. A primeira delas é às 9h, com Carla Camurati. Na ocasião Camurati lerá uma carta aberta aos colegas do audiovisual, com o tema “Aos que esculpem o tempo”.

Para a produção do evento, os objetivos da iniciativa estão sendo alcançados. “A nossa proposta é conjugar as linguagens, estimular que produtores, roteiristas, diretores de cinema, se conheçam e conheçam os novos escritores e a literatura produzida”, sintetizou a produtora e diretora baiana Carollini Assis.

“Acho que falta ao empreendedorismo cultural ações em rede, que potencializam as linguagens artísticas como um todo, porque só assim poderemos girar a manivela da economia com mais força, dinamismo e estendendo o raio de ação. Eu espero que o ‘SSA Adapta’ possa colaborar nesse caminho de elo e fortalecimento”, finalizou Assis.

O Adapta e suas dimensões

O SSA Adapta.Lab é um ativo espaço virtual de encontros entre autores e produtores de teatro, produtores audiovisuais, roteiristas, cineastas, dramaturgos e diversos agentes do mercado literário, audiovisual e afins. Um ambiente muito fértil, gratuito e acessível de discussões, reflexões e parcerias de incentivo e fomento à adaptação de obras literárias. Os participantes terão acesso a uma extensa programação, por meio do Youtube https://www.youtube.com/SSAAdaptaFestival.

O Festival SSA Adapta.LAB tem apoio institucional da Academia de Letras da Bahia, SPCinee Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA). Realizado pela Bocapiu Conteúdo Criativo, o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.