24 de fevereiro de 2021

Com informações da Agência Brasil

O governo federal prorrogou a permanência de agentes da Força Nacional de Segurança, até março de 2021, nos estados do Espírito Santo, Paraíba, Goiás, Pernambuco e Paraná, todos atendidos pelo Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, denominado Em Frente Brasil. A decisão está publicada na edição desta segunda-feira, 21, no Diário Oficial da União (DOU).

No município de Cariacica, na Grande Vitória, a presença da corporação na região não é novidade. Desde de agosto de 2019 os agentes estão na cidade capixaba com o maior número de homicídios no estado.

Assinada pelo ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, a portaria estende o tempo de permanência da Força Nacional no Espírito Santo por mais 90 dias, a serem contados a partir desta terça-feira, 22, nas respectivas capitais e regiões metropolitanas, com foco nos municípios de Ananindeua (PA), de Cariacica (ES), de Goiânia (GO), de Paulista (PE) e de São José dos Pinhais (PR).

O governo federal também estabelece que as operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos, que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A publicação ainda prevê a possibilidade de novas prorrogações.