Presentes de moda e beleza lideram vendas no Dia das Mães em Manaus
Por: Marcela Leiros
11 de maio de 2025
MANAUS (AM) – No Dia das Mães, celebrado neste domingo, 11, o comércio se aqueceu e revelou uma tendência que tem chamado a atenção de lojistas e consumidores: o aumento expressivo na busca por presentes voltados à vaidade. Cosméticos, tratamentos estéticos, roupas e acessórios de beleza estão entre os itens mais procurados neste ano, superando opções mais tradicionais como flores e utensílios domésticos.
Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para esta data, do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), roupas, calçados e acessórios seguem como os itens mais procurados, mencionados por 484 participantes dos 1.039 consumidores entrevistados, em todas as zonas de Manaus (AM).
Em seguida apareceram os perfumes, com 310 respostas, e os cosméticos, com 180. Almoço ou jantar fora de casa (99) e produtos de cama, mesa e banho (87) também estavam entre as opções mais citadas. Quando questionadas sobre o que gostariam de ganhar, as mães entrevistadas destacaram os mesmos itens no topo da lista: roupas e acessórios (299), perfumes (242) e cosméticos (172), seguidos por celulares (99) e flores (89).
O universitário Gustavo Lioca falou à CENARIUM sobre o presente escolhido para o Dia das Mães. “Escolhi um presente voltado à beleza e autocuidado porque acredito que é uma forma de ela se sentir especial, valorizada e cuidar de si mesma. E ela tem demonstrado cada vez mais interesse em se cuidar e valorizar esses momentos de bem-estar“, explicou.

Para Lioca, o foco na vaidade é uma forma de reconhecimento e uma forma de presentear que vem ganhando mais espaço. “É um reconhecimento do quanto ela merece se sentir bem consigo mesma e também uma tendência crescente de presentes que incentivam o autocuidado e o bem-estar pessoal“, disse o estudante.
A empresária Poly Brelaz, proprietária da loja de moda feminina Nossa Vitrine, notou que a tendência de presentar as mamães como roupas e acessórios nesta data tem ganhado cada vez mais adeptos. No estabelecimento, os itens mais vendidos para o Dia das Mães foram camisetas, cintos e bermudas, com preços em torno de R$ 180.
“Os filhos hoje em dia presenteiam realmente com artigos para as mães mesmo, acredito que os do lar ficaram meio no passado. Eu, por exemplo, sei que vou ganhar perfume do meu filho. Porque ele sabe que é uma coisa que amo“, relatou ela.

LEIA TAMBÉM:
- Mães encontram apoio no luto por meio de grupos terapêuticos
- Na Amazônia, mães enfrentam dilema entre escola e extrativismo
- Vendas crescem no Dia das Mães e aumentam golpes on-line; saiba como evitar
Intenções de compras
O levantamento também revelou que 99% dos consumidores entrevistados iriam às compras para celebrar a ocasião. O estudo apontou que 52% dos entrevistados pretendiam comprar mais de um presente, o que reforça a importância da data para o comércio local. As principais homenageadas eram as mães, com 46% das citações, seguidas por esposas (17%) e irmãs (9%).
O valor médio de compra também cresceu em relação ao ano passado. Em 2025, 38% dos consumidores afirmaram que pretendem gastar entre R$ 101 e R$ 200, enquanto 33% apontaram uma faixa entre R$ 201 e R$ 300. Outros 8% estimam gastar acima de R$ 400. No ano passado, o maior percentual de intenção de gasto foi entre R$ 151 e R$ 250 (30%).
Em relação às formas de pagamento, o pagamento à vista (em dinheiro ou Pix) lidera com 42% das intenções, superando o cartão de crédito, citado por 40%. O crediário ou carnê aparece em seguida com 18%.