Presidente da Corte eleitoral, ministro Moraes diz que eleição está sendo tranquila e harmoniosa


02 de outubro de 2022
Presidente da Corte eleitoral, ministro Moraes diz que eleição está sendo tranquila e harmoniosa
Ainda segundo Moraes, os testes realizados, de integridade, foram feitos, "como sempre, de maneira tranquila" (Reprodução/GloboNews)
Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou neste domingo que “a votação vem sendo realizada de maneira tranquila e harmoniosa”. Ainda de acordo com Moraes, as intercorrências registradas até o momento são comuns a todas as eleições, como as substituições de urnas.

— Estamos a pouco mais de duas horas de encerrar. Como já prevíamos, a votação vem sendo realizada de maneira tranquila, harmoniosa. Os eleitores se dirigindo normalmente ás urnas. Intercorrências normais de todas as eleições, substituição de algumas urnas. Algumas filas, principalmente nesse horário pré-almoço, sempre é o horário com maior acúmulo de eleitores, mas dentro da normalidade — afirmou o presidente do TSE.

Ainda segundo Moraes, os testes realizados, de integridade, foram feitos, “como sempre, de maneira tranquila”.

Moraes disse que 1.019 eleitores se voluntariaram para realizar o teste de integridade da identificação biométrica.

— O eleitor chegou sabendo que podeira ser abordado, que é um teste de integridade, que usaria sua biomteria somente para destravar a urna — explicou o ministro.

De acordo com o presidente do TSE, a expectativa é de que a partir das 17h comece normalmente a totalização, inclusive das urnas no exterior.

Biometria

A respeito de possíveis atrasos provocados nas seções eleitorais do Rio de Janeiro em razão da coleta de biometria de eleitores não cadastrados, o presidente do TSE minimizou possíveis impactos da realização do pleito na capital fluminense.

— O que ocorre inclusive foi noticiado, no caso do INSS, quem quisesse fazer a biometria já teria a prova de vida — explicou o ministro.

Moraes ainda explicou que não é possível afirmar que eventuais filas são consequência da biometria, porque em algumas zonas eleitorais foi verificado um número maior de eleitores e um número menor de abstenções.

O ministro fez um balanço da votação no país neste domingo, que começou às 8h e vai até às 17h. Segundo o último boletim da Corte, divulgado às 11h40, houve a substituição de 1.420 urnas. O número representa 0,27% das 472.075 urnas de votação disponíveis.

Houve um aumento de 254% nas urnas substituídas nas últimas duas horas. Às 9h30, o TSE havia registrado 401 substituições.

Segundo relatório do TSE, o processo ainda conta com 63.185 urnas de contingência. A votação começou às 8h de Brasília e vai até as 17h. Segundo a corte eleitoral, 156,4 milhões de eleitores estão aptos a votar neste domingo.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.