Presidente do PL diz que Bolsonaro vai escolher candidato da sigla em 2026


16 de junho de 2024
Presidente do PL diz que Bolsonaro vai escolher candidato da sigla em 2026
Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro (Composição: Weslley Santos/Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto afirmou em vídeo divulgado neste sábado, 15, que será Jair Bolsonaro (PL) quem vai escolher os candidatos à presidência e vice-presidência da sigla para nas eleições de 2026. Segundo Costa Neto, o partido “deve” isso ao ex-presidente da República.

No vídeo de propaganda eleitoral do PL, Valdemar Costa Neto afirma, primeiramente, que o desejo é que o próprio Bolsonaro possa ser o candidato do partido, mas, se não for possível, ele que tomará a decisão dos representantes da legenda. Costa Neto diz, ainda, que é o ex-chefe do Executivo que “tem os votos” e que “ele e o povo brasileiro fizeram do PL o maior partido do Brasil”.

A possibilidade de Jair Bolsonaro não participar do pleito como candidato refere-se à cassação dos direitos políticos do ex-presidente até 2030, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento ocorreu em junho de 2023 e teve 5 votos a 2 favoráveis à perda dos direitos políticos.

Leia a íntegra do discurso:

“Nós queremos o Bolsonaro candidato a presidente do Brasil pelo PL.

Agora, se ele não for, quem decide quem vai ser o candidato a presidente é o Bolsonaro.

Quem decide quem vai ser o candidato a vice- presidente é o Bolsonaro.

Nós devemos isso a ele, é ele quem tem os votos.

Bolsonaro e o povo brasileiro fizeram o PL o maior partido do Brasil”.

Articulação

O ex-presidente confidenciou a interlocutores, segundo informou a Folha de S. Paulo neste fim de semana, acreditar que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa ser revertida, possibilitando uma volta às urnas em dois anos.

Bolsonaro foi condenado por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação (TV Brasil) pela realização e transmissão de um encontro com embaixadores em julho de 2022, ano eleitoral, em que atacava o sistema eletrônico de votação.

Um recurso aprestado pela defesa de Bolsonaro aguarda notação no STF. Ele está sob a relatoria do ministro Luiz Fux.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.