Presidente do PT no AM é vaiado durante evento em universidade


Por: Lucas Thiago

20 de agosto de 2025
Presidente do PT no AM é vaiado durante evento em universidade
O deputado estadual Sinésio Campos é presidente do PT no Amazonas (Reprodução / Mayson Nogueira/Portal da Ciência/Ufam | Composição: Sâmila Magalhães/CENARIUM)

MANAUS (AM) O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos, foi vaiado nesta quarta-feira, 20, ao ser anunciado para compor a mesa do Encontro da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia, durante o evento que foi realizado no Auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus (AM).

Um vídeo que registrou o momento da vaia a Sinésio mostra que o dirigente petista não se dirigiu ao assento reservado na mesa de autoridades do evento. De forma discreta, o parlamentar entrou depois que outras autoridades sentaram a mesa. A primeira-dama Rosângela “Janja” Lula da Silva também marcou presença no mesmo ato e foi aplaudida pela plateia.

Sinésio entrou em rota de colisão com setores da esquerda no Estado por apoiar um grupo local ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre eles o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), que o presidente estadual do PT manifestou apoio para o Senado Federal nas eleições de 2026. O parlamentar também é alvo de críticas após manifestar apoio à exploração de potássio no Estado, contrariando pesquisadores que apontam impactos negativos do empreendimento.

Veja o momento das vaias:

O evento, focado em questões climáticas e ambientais ligadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), contou também com a presença de estudantes, professores, pesquisadores, cientistas e membros da comunidade acadêmica. Muitos dos convidados também vaiaram Sinésio pelo posicionamento do parlamentar em defesa da exploração de minérios na Amazônia.

Em novembro de 2023, o deputado chegou a defender publicamente a mineração em terras indígenas, incluindo áreas tradicionalmente ocupadas pelo povo Mura, em Autazes (AM), município localizado a 113 quilômetros de Manaus. No mesmo ano, Sinésio Campos esteve em Brasília (DF) para participar de uma Audiência Pública na defesa da exploração do Potássio no Amazonas.

Audiência Pública para defender exploração de potássio no Amazonas na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal (Reprodução/Ascom Sinésio)

“Sempre defendi a importância de aproveitarmos nosso potencial mineral. No Amazonas, temos um solo ácido, e o Potássio é um elemento que faz a correção do solo, permitindo um aumento na produtividade no campo sem causar queimadas ou desmatamento. No Amazonas, temos reservas minerais que podem abastecer todo o Brasil, acabando com a dependência que temos hoje de outros países”, declarou Sinésio durante a Audiência Pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

Leia mais: Executiva do PT aprova pedido de afastamento de Sinésio Campos
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.