Presidente do União Brasil confirma candidatura de Cidade a prefeito de Manaus

Antônio Rueda, presidente do União Brasil, e Wilson Lima, governador do Amazonas, com Roberto Cidade, pré-candidato a prefeito de Manaus (Divulgação)
Jadson Lima – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O Presidente Nacional do União Brasil, Antonio Rueda, confirmou ao jornal Folha de São Paulo que o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), será o candidato do partido à Prefeitura de Manaus. A definição ocorreu durante reunião de lideranças do União Brasil nessa terça-feira, 2. No encontro, a legenda definiu candidatos próprios a prefeitos em Manaus e outras 13 capitais.

Reportagem da Folha confirma Cidade como candidato à Prefeitura de Manaus (Reprodução/Folha)
Rueda participou de lançamento de pré-candidatura

Em março deste ano, Rueda participou do lançamento da pré-candidatura de Cidade à Prefeitura de Manaus. No evento, o presidente do União Brasil afirmou que Manaus é o único município no Amazonas que não possui alinhamento com o governador do Estado, Wilson Lima (UB). A declaração aconteceu durante o lançamento da pré-candidatura do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, à Prefeitura de Manaus, na noite de segunda-feira, 25, na Zona Leste da cidade.

“O único lugar que não está alinhado com o Governo Wilson Lima é o município de Manaus. Alguma coisa está errada”, disse Rueda durante discurso. Apesar da crítica, Rueda não citou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pré-candidato à reeleição.

PUBLICIDADE
Roberto Cidade aperta a mão do presidente nacional do União Brasil durante evento em Manaus (Divulgação)
Apoio de lideranças

Em junho, mais de 30 parlamentares confirmaram apoio ao pré-canditato do União Brasil a prefeito de Manaus em uma reunião. Além de deputados estaduais e vereadores, Cidade também reuniu com políticos que já ocuparam cargos no Amazonas. Participaram do encontro 11 deputados estaduais, entre eles o líder do governo estadual na Aleam, Felipe Souza (PRD), e 13 vereadores da capital do Amazonas, como Rodrigo Guedes (Podemos) e Marcelo Serafim (PSB).

Encontro foi realizado em Manaus (Divulgação)

Os políticos integram partidos da base de sustentação do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), que é um dos principais articuladores da candidatura de Cidade ao comando da administração manauara, nas eleições marcadas para outubro. Na reunião, as lideranças discutiram as estratégias para a reta final da pré-campanha e o início da campanha eleitoral, como a construção do plano de governo da próxima administração.

Pesquisa de intenção de voto

A última pesquisa do Instituto Action Pesquisas de Mercado, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) sob o número AM-05195/2024 e publicada em 25 de junho, indicou que Cidade ultrapassou o deputado federal Alberto Neto (PL) na disputa pela Prefeitura de Manaus. Atualmente ele ocupa a terceira posição, de acordo com o levantamento.

Roberto Cidade (12,9%) apareceu à frente de quatro candidatos na pesquisa com resposta estimulada, quando os entrevistadores apresentam uma lista com o nome dos candidatos: Alberto Neto (10,4%); Marcelo Ramos (6,1%); Wilker Barreto (1,9%); Maria do Carmo (1,8%); votos brancos/nulos (6,6%); e não sabem (2,9%). No primeiro e segundo lugar, respectivamente, estão David Almeida (32,3%) e Amom Mandel (25,1%).

Ranking de intenções de votos do eleitorado em Manaus (Reprodução/Action)

Na época da divulgação do levantamento, o analista político Afrânio Soares, do Instituto Action, destacou como interessante a performance de Cidade. Segundo o especialista, o deputado pode disputar no segundo turno, caso continue subindo nas pesquisas de intenção de voto.

No caso do Roberto Cidade e do Amom, a performance deles, a meu ver, está bem interessante porque o Amom já está em campanha há muito tempo, desde o ano passado, e o Roberto Cidade está há menos tempo, desde, vamos colocar, outubro do ano passado (…) se ele continuar subindo, alguém vai ter que descer, então ele pode estar disputando uma vaga no segundo turno, é perfeitamente razoável acreditar nisso“, considerou.

A pesquisa ouviu, entre os dias 17 e 20 de junho deste ano, 1.250 eleitores de Manaus, todos residentes na cidade, com 16 anos ou mais. O nível de confiança foi de 95% e o erro amostral é de 2,77% para mais ou menos.

Leia mais: Roberto Cidade aparece empatado tecnicamente com Amom, diz pesquisa
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.