Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
10 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações do Estadão Conteúdo

PEQUIM – O presidente da China, Xi Jinping, estará no encontro virtual entre o País e os Estados Unidos para discutir compromissos na área ambiental, de acordo com fontes ligadas ao assunto. Os dois países afirmam que pretendem trabalhar juntos por metas mais ambiciosas para enfrentar o aquecimento global, em raro comunicado conjunto das potências, mesmo em momento de tensões bilaterais.

Enviado especial do governo do presidente Joe Biden para o clima, John Kerry afirmou neste domingo que suas reuniões com autoridades em Xangai foram produtivas. Kerry disse que foi discutido como garantir os compromissos de Xi, feitos em setembro, de atingir o pico nas emissões de carbono antes de 2030 e trabalhar para a neutralidade – emissões líquidas zero de dióxido de carbono – até 2060.

“Esta é a primeira vez que a China se juntou à voz de outras nações para dizer que isso é uma crise”, afirmou Kerry em Seul, após um tour de quatro dias pela China para se reunir com autoridades locais na área climática.

A viagem de Kerry pela Ásia ocorre antes de Biden ser o anfitrião de uma cúpula virtual do clima para marcar o Dia da Terra, com líderes de 40 países convidados para o evento de 22 e 23 de abril. Xi não confirmou formalmente a participação, mas pessoas ligadas ao assunto disseram que ele participará.