PRF amplia presença no Amazonas com Delegacia em Humaitá
Por: Cenarium*
18 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – Atendendo a mais uma demanda estratégica do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), a Polícia Rodoviária Federal criou a Delegacia PRF de Humaitá, no Amazonas, e deu posse, nesta quinta-feira, 14, à primeira chefe da nova unidade administrativa. A cerimônia ocorreu na Superintendência, em Manaus, e contou com a presença de gestores regionais.
A criação da Delegacia de Humaitá representa um importante passo rumo à expansão da PRF na Amazônia Legal e é uma conquista histórica e importante para a região, onde a PRF é responsável pela segurança viária e combate ao crime em mais de 900 quilômetros das BR-319 e BR-230, dois corredores logísticos estratégicos que ligam o Norte ao resto do Brasil.
No sul do estado, a PRF exerce papel crucial no combate a crimes como tráfico de drogas e contrabando e, principalmente, a crimes ambientais, como o tráfico de madeira, caça de animais silvestres e garimpo ilegal, especialmente de ouro. Na semana passada, a PRF apreendeu mais de 140 quilos de ouro ilegal nos estados de Roraima e Pará, avaliados em mais de R$ 80 milhões. Os dois estados também estão contemplados com os investimentos do Plano AMAS.
Pioneira
A nova e primeira chefe da Delegacia de Humaitá é a PRF Manuella Ferraz. Pernambucana, 29 anos, é graduada em Direito e ingressou na PRF em 2022, pelo estado do Amazonas, onde atuou nas atividades operacionais. Logo em seguida, foi convidada para assumir o cargo de substituta no Núcleo de Policiamento e Fiscalização e está à frente da Comissão de Direitos Humanos da regional. Em seu discurso, M. Ferraz, como é conhecida, reforçou o seu compromisso com a segurança no trânsito e o combate ao crime nas rodovias federais amazonenses.
Suporte
As Delegacias da PRF, diferente das delegacias de polícia judiciária, são unidades administrativas, responsáveis pela gestão, planejamento e execução de todas as atividades da PRF em determinada região. São os gestores da Delegacia quem organiza as escalas de serviço, convoca e realoca policiais, distribui viaturas e efetivo, define tarefas, realiza operações e gerencia toda a estrutura humana e material na área sob sua circunscrição.