PRF apreende 21kg de ouro ilegal com dupla no trecho Manaus-Boa Vista
Por: Ian Vitor Freitas*
28 de novembro de 2024
BOA VISTA (RR) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima realizou a maior apreensão de ouro ilegal no Estado no âmbito da Operação Omawe, na noite dessa quarta-feira, 27. As equipes apreenderam 21 kg de ouro durante abordagem a um veículo na BR-174, no Distrito de Jundiá, em Rorainópolis, município de Roraima.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento próximo ao KM 85. Os policiais abordaram uma caminhonete que trafegava em alta velocidade. O veículo era conduzido por uma mulher e tinha um homem como passageiro. Os ocupantes informaram que estavam indo de Manaus (AM) para Boa Vista.
Na fiscalização, a equipe percebeu alterações em peças do carro. Após as diligências, encontraram pacotes envolvidos com fita isolante dentro de compartimentos da caminhonete.

Ao abrir o material, foram localizadas 33 barras de ouro maciço, possivelmente provenientes do garimpo ilegal. Os envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal em Boa Vista para as providências legais.
A Operação Omawe iniciou em fevereiro de 2023 pelo governo federal, com o objetivo de combater o garimpo ilegal em Terras Indígenas (TIs), especialmente a TI Yanomami. A operação tem apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A PRF também realizou ações conjuntas com o Ibama em TIs, garimpos, propriedades rurais utilizadas como apoio logístico ao garimpo e rodovias e estradas de acesso a estas regiões.