Primeira morte por varíola dos macacos no Brasil é confirmada pelo MS; vítima era de Minas Gerais
29 de julho de 2022

Com informações da Folhapress
BRASÍLIA – O Ministério da Saúde confirmou a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O paciente era um homem de 41 anos de Uberlândia, em Minas Gerais. Segundo autoridades da pasta ouvidas pela Folha, a vítima tinha comorbidades e era imunossuprimido.
Até esta quinta (28), o Brasil já registrava 1.066 diagnósticos confirmados da doença, conforme o Ministério da Saúde. A pasta também anunciou a criação de um comitê de emergência para a varíola dos macacos.
No sábado (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou a disseminação da doença como emergência pública de preocupação global. A entidade considera a situação do Brasil para a doença como alarmante.
“É muito preocupante para países como o Brasil […] reportando um número significativo de casos”, disse Rosamund Lewis, líder técnica para varíola dos macacos da OMS em entrevista coletiva na terça-feira (26).
A varíola dos macacos é transmitida principalmente ao tocar as lesões na pele que os pacientes apresentam. No surto atual, pesquisas já mostram que a propagação da doença ocorre durante atividades sexuais.