Primeiro indexador de podcasts do Norte e Nordeste do Brasil chega à internet com mais de 50 programas

Estreia acontece no próximo dia 27. Foto: Reprodução

Com informações da assessoria

MANAUS – O primeiro indexador de podcasts independentes do Norte e Nordeste do Brasil, o Vozes da Gente (www.vozesdagente.com.br), entra no ar no próximo domingo, 27, com mais de 50 podcasts cadastrados. Destes, 20 são fruto do curso ‘Podcast: Seu Conteúdo para o Mundo’, que ocorreu em 2021 com mentoria das jornalistas do podcast As Amazonas.

O curso e o indexador têm patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos e apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

PUBLICIDADE

O Vozes da Gente é aberto a todos os podcasters dessas regiões que queiram divulgar o link de seu programa em um indexador. No site, além de ampliar a visibilidade de seu conteúdo, os podcasters independentes poderão ser “achados” por ouvintes que buscam na internet material específico sobre certos temas e regiões.

Jornalistas amazonenses são criadoras do Podcast ‘As Amazonas’ (Foto: Reprodução)

O indexador tem um sistema de filtros que permite ao internauta pesquisar o conteúdo por assunto, estado ou até por cidade. Para solicitar seu cadastro, envie email para [email protected].
Em novembro do ano passado, 60 comunicadores do Norte e Nordeste do país estiveram reunidos virtualmente por quatro sábados para o curso ‘Podcast: Seu Conteúdo para o Mundo’.

As aulas foram ministradas pelas podcasters de ‘As Amazonas’, as jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liege Albuquerque, que também fizeram reuniões individuais de mentoria com os alunos.
O treinamento teve participações de produtores de conteúdo como Bruno Tadeu (O Afluente), Chico Felitti (Além do Meme), Danilo Egle (Cunversa Pra Boi Dormir), Roberto Maltchik (Ao Ponto), Sean Rameswaram (Vox) e Shannon Green (USA Today).

Ao fim das quatro aulas, 30 alunos apresentaram seus programas-piloto, 20 dos quais já estão em plataformas de podcast e puderam ser incluídos no Vozes da Gente.

As produções dos alunos têm os mais variados assuntos, desde jornalismo investigativo, como o “Qué Que Tem Essa História”, do pernambucano Pedro Miranda, ao mundo gamer no Amazonas, com KDAcast de Ívina Garcia, ao turismo não convencional, Turismo fora da Caixa, feito direto de Salvador por Cristiana Fernandes.

“Buscamos criar um indexador de fácil busca e que tenha capacidade de crescimento, para inúmeros podcasts”, destaca a jornalista Daniela Assayag. Segundo explica Liege Albuquerque, para ser inserido no indexador o podcaster interessado deve enviar um email com seus dados e link para a produção d’As Amazonas.

“Queremos que o indexador cresça e que os podcasts indexados sejam de qualidade, não necessariamente feitos por jornalistas, mas feitos por pessoas que tenham histórias para contar e responsabilidade em suas falas e temas”, apontou a podcaster.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.