Problemas na instalação elétrica e ventilador esquecido ligado podem ter iniciado incêndio em Manaus, segundo Bombeiros

O fogo se alastrou rapidamente devido ao material de fácil combustão que havia no imóvel (Ana Camargo/CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium*

MANAUS – Um incêndio de grandes proporções atingiu, pelo menos, quatro residências no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus, na manhã deste sábado, 30. Segundo o Corpo de Bombeiros, baseado em informações do homem que estava morando no imóvel onde começou o fogo, a instalação elétrica da casa era “deficitária” e ele teria deixado um ventilador ligado. Ninguém ficou ferido e o fogo já foi controlado.

“A casa tinha um misto de material plástico, madeira e alvenaria. Segundo o próprio morador, a instalação elétrica era deficitária”, disse o tenente-coronel dos bombeiros, Andrey.

“Segundo informações do próprio morador, o princípio de incêndio foi um curto no ventilador que ele deixou ligado. Mas não podemos confirmar, ainda, pois, segundo o que podemos perceber, o foco do incêndio foi interno, e não externo”, disse a autoridade

PUBLICIDADE
Incêndio atingiu residências no bairro Raiz, Zona Sul de Manaus (Reprodução)

A Defesa Civil municipal informou que as casas, e mais outros quatro imóveis, já haviam sido desocupadas para a instalação de um dos projetos do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que destina casas a famílias de baixa renda. Porém, um homem invadiu o imóvel onde começou o incêndio e estava residindo no local.

O fogo se alastrou rapidamente devido, principalmente, ao material de fácil combustão que estava no imóvel. “A característica é de alastramento rápido, devido ao material que pegou fogo na casa, material que a gente classifica como classe A, de combustibilidade fácil. Vamos para o rescaldo para ver se tem mais informações relevantes”, acrescentou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Andrey.

À CENARIUM, moradores da área afirmaram que havia sete animais de estimação na residência, entre cachorros e gatos. Depoimentos de quem presenciou o incêndio dão conta de que três animais foram resgatados. Ainda não há informações sobre os outros bichos.

Cuidados para evitar incêndio

No local do incêndio, o tenente-coronel Andrey ainda alertou os cuidados que a população deve ter para evitar incidentes como esse.

“Em geral, todas as casas têm material inflamável. O que a gente recomenda é que as pessoas preservem as instalações elétricas de suas casas, contratem empresas especializadas ou pessoas que possam dar segurança de instalação”, alertou ainda.

*Colaborou Ana Camargo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.