Produtores rurais e ativistas ‘pró-BR 319’ comemoram edital de pavimentação da rodovia

Estudo para construção e pavimentação da BR-319, compreende trecho do meio da rodovia (Reprodução/Internet)

Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o lançamento do edital de pavimentação da BR-319, publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira, 24. Grupos de produtores rurais e ativistas “Pró-BR” do Amazonas comentam as possibilidades de melhorias com o asfaltamento dos primeiros 52 mil metros, que correspondem ao trecho da BR que vai do quilômetro 198 ao 250.

Para o Presidente da Associação de Amigos e Defensores da BR-319, André Marsílio, existem dois pontos cruciais que abrangem o Lote C, que receberá a intervenção do Ministério da Infraestrutura, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “De Manaus a Porto Velho, o trecho beneficiado é equivalente ao quilometro 177 ao 250. Já em outra parte asfaltada, faz parte do quilometro 177 ao 198, a pavimentação da rodovia que liga os estados do é essencial para escoar a produção agrícola da Região Norte”, defendeu.

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O segundo ponto apresentado por Marsílio seria a apresentação do estudo de impacto ambiental, desenvolvido para validação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “No próximo dia 30 de junho, será apresentado o projeto de liberação dessa parte, caso aprovem (Ibama) a pavimentação do 405km, que correspondem ao trecho do meio. Acredito que será uma vitória importante para pequenos produtores, que poderão escoar com mais facilidade os produtos perecíveis, estimulando assim mais o consumo e a locomoção das comunidades que vivem nas margens da BR. São pessoas que precisam ir para escola, hospital. Sem falar no incremento da produção e do turismo, independente de ser inverno ou verão”, destacou.

Avanço consciente

O produtor rural Carlos Pinheiro, afirma que tem esperança de aumentar sua produção de guaraná para outros estados da Amazônia, assim como do País todo. “Tenho certeza de que assim como eu, vários outros produtores vão querer empreender mais, produzir mais e assim vender mais. Não consigo ver desvantagens nesse sentido. Espero, no entanto, que seja justa a avaliação do ibama sobre a proteção do meio ambiente. Não podemos apenas visar lucro, mas manter a floresta em pé”, pondera.  

O ministro Tarcísio Gomes de Freitas diz que expectativa é acelerar os trabalhos referente ao licenciamento ambiental da rodovia. “Os estudos, coletas e captura de fauna, será feito pelo Governo Federal nos próximos meses. Com isso, esperamos que a contratação esteja concluída ainda em 2020. E, como compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro, nós vamos licitar essa obra, que representa um marco para o desenvolvimento destes dois estados”, disse.

Ainda de acordo com o ministério, a BR-319 é fundamental para o transporte de passageiros e a integração social dos estados do Amazonas e Rondônia. A reconstrução dos 52 quilômetros vai garantir maior segurança e redução no tempo de viagem. Hoje, as alternativas à rodovia são o transporte por barco ou avião.

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