Professor e doutor amazonense é convidado para compor Academia de Letras e Culturas da Amazônia

A solenidade de diplomação e posse está prevista para acontecer em 18 de fevereiro deste ano (Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O professor, doutor em Comunicação e comendador Ricardo Lins foi convidado para integrar o seleto grupo de membros da Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama), entidade pertencente à Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa). O educador e pesquisador em Ciências da Comunicação teve o nome referenciado como grande apoiador e incentivador da cultura, educação, ciências e artes na região.

Veja também: ‘Cenarium Entrevista’ recebe professor amazonense PhD em Comunicação homenageado em Lisboa

PUBLICIDADE

“A honraria chegou em um momento de ressignificação da minha vida! 2021 foi um ano de muitas conquistas, posso dizer que 95% de êxitos e conquistas, mas de perdas muito significativas! Os 5% correspondem não a fracassos, sabe?! Mas a perder meu restrito ciclo de amizades de pelo menos 20 anos para a Covid-19. Perdi amigos importantes como o jornalista Agnaldo Oliveira (tínhamos um projeto com data para iniciar e guardado a sete chaves), o meu amigo confidente Zezinho Corrêa, no dia 6 de fevereiro, enfim… para citar alguns!”, declarou o professor Ricardo Lins, em entrevista à REVISTA CENARIUM.

“Ao mesmo tempo, absorvi a dor de milhares de pessoas, seguidores das minhas redes sociais! O que era para ser canal de entretenimento e diversão, ou mesmo debate, se transformou em um obituário contínuo!”, acrescenta ainda.

Convite para Ricardo Lins integrar a Academia de Letras e Culturas da Amazônia (Alcama) (Divulgação)

O convite foi assinado pelo presidente da Alcama, Paulo Queiroz. De acordo com a organização do evento, a solenidade de diplomação e posse está prevista para acontecer no dia 18 de fevereiro deste ano. O professor Ricardo Lins será um dos 40 imortais da entidade, que tem nomes como os dos desembargadores Flávio Pascarelli, Yedo Simões, Wellington Araújo e do advogado Marco Aurélio Choy, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Também integram a entidade os advogados Gaitano Antonaccio, Dimis da Costa Braga e Júlio Antônio Lopes (vice-presidente da Alcama), o filósofo Ernani Garcia, a juíza e professora Lúcia Viana, além do coronel Marivaldo França e dos professores Raimunda Gil Schaeken e Braz Lauschner. A academia também tem como membros escritores, cientistas, intelectuais e artistas da Amazônia.

2022 de premiações

Para o professor Ricardo Lins, a escolha da academia abre a etapa de premiações de 2022. Até agora, o comendador receberá quatro honrarias, neste ano, sendo um pela Península Ibérica. “A Alcama me trouxe a oportunidade de imortalizar não só o meu legado, mas o do meu patrono! A cadeira vai ser ocupada por mim, mas recebe o nome do meu pai, que faleceu há menos de um mês. Senti uma convicção dele! Senti a presença dele quando o documento chegou!”, lembrou Lins.

O pai de Ricardo Lins, patrono emérito Professor Doutor José dos Santos Lins (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Segundo o educador, o evento acontecerá seguindo todos os protocolos sanitários obrigatórios, com o cerimonial, a indumentária e as tratativas legais.

“Integrar a Alcama e a Abeppa é surreal, esplêndido, pois há, entre seus membros, verdadeiras lendas e um seleto número de grandes intelectuais! Ainda estou processando isso tudo, pois 2022 abre com essa honraria, que considero a epítome do que há de mais profundo na intelectualidade amazônida. A ansiedade está a mil! Principalmente pela premiação acontecer dias após o aniversário de vida do meu pai, que completaria 81 anos. É um presente de via dupla!”, enfatizou.

Além desta honraria, o comendador receberá o Grão Colar do Mérito da Comunicação no V Encontro Amazônico da Câmara Brasileira de Cultura (CBC), previsto para ser realizado em 12 de março deste ano, em Rio Branco, no Acre.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.