Professora ribeirinha fala sobre desafio de educar na Amazônia: ‘Maior desafio da minha vida’

Crianças posaram durante ensaio fotográfico para comemorar formação como doutores do ABC (Reprodução/ Internet)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – As imagens de dois ensaios fotográficos de crianças ribeirinhas sobre canoas em rios do Pará e do Amazonas, durante formatura do ABC, viralizaram na internet nos últimos dias e ganharam repercussão nacional. Nas redes sociais, uma das professoras responsáveis por uma das turmas escreveu um texto para falar sobre a emoção e o desafio de ser professora dos jovens estudantes.

“Conseguimos, meus pequenos, chegamos ao final da primeira vitória alcançada por vocês. Confesso que foi o maior desafio da minha vida, sair de casa, de perto da família e amigos, para ir rumo à terrinha de vocês tão distante”, comentou a educadora Laura Viviane, em uma publicação no Facebook.

PUBLICIDADE
Laura e os alunos (Arquivo/ Laura Viviane)

Laura é professora de alfabetização da escola José Maria Bhaia, na comunidade Tabuleiro, no rio Juruá, em Carauari (a 787 quilômetros de Manaus), e responsável pelas fotos dos alunos que foi compartilhada na última quarta-feira, 16, na rede social. Emocionada, ela falou sobre a realização de vivenciar o momento.

Formandos do ABC em ensaio fotográfico no interior do Amazonas (Arquivo/ Laura Viviane)

“Olhando para cada foto, vendo cada sorriso no rosto de vocês, me faz sentir realizada. É tão lindo vê a simplicidade que existe dentro de vocês. Eu já estou morrendo de saudades. Obrigada por terem tornado meu ano de 2020 o mais desafiador e o mais incrível. Amo imensamente cada um de vocês”, continuou a professora.

O ensaio fotográfico das crianças ganhou repercussão nacional e chegou a ser curtido pela apresentadora Fátima Bernardes, da Rede Globo, após a página Razões Para Acreditar compartilhar as fotos no Instagram, onde tem mais de 2,9 milhões de seguidores.

No Pará

Na última sexta-feira, 11, um outro ensaio com crianças formandas do ABC também tomou conta das redes sociais. Dessa vez, as imagens foram registradas no Pará, onde estudantes posaram para as lentes do fotógrafo Wenderson Mac-Dovel, estudante de Cinema na Universidade Federal do Pará (UFPA).

As crianças são alunos do anexo escolar Nossa Senhora dos Navegantes (Escola Municipal Milton Monte), que fica no rio Aurá, Ilha da Várzea, no interior de Belém.

No Pará, formandos do ABC também posaram para fotos (Wenderson Mac-Dove)

Ao falar sobre as fotos, Wenderson contou que relembrou da infância e de quando ele começou sua trajetória como profissional, quando ganhou seu primeiro pagamento ao cobrir a formatura de uma jovem, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, no Pará.

“Cresci e me agarrei na primeira oportunidade de mudar a minha própria realidade. Com a ajuda de muitos, consegui mudar pra Belém em 2017. Comecei outras lutas, segui acumulando e aprendendo com as derrotas, mas em 2018, com o dinheiro de uma bolsa estágio, parcelei de 10x a minha primeira câmera”, contou.

“Pelo carrossel de fotos, já deu para perceber porque eu lembrei da história da minha infância e porque fiz todo esse texto autocentrado. Mesmo em realidades totalmente adversas, hoje pela manhã eu me vi nessas cinco crianças. Acho que pelo fato de elas morarem em áreas distantes de oportunidades de educação e cultura. A emoção que senti ao fotografá-las hoje foi a mesma que senti naquele dia, lá no Hangar, não sei explicar e nem sei se um dia vou conseguir. Apenas sou muito grato a todas as pessoas bondosas que me ajudaram durante toda essa caminhada até aqui”, agradeceu.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.