Professores gerados por Inteligência Artificial lecionam em universidade de Hong Kong

Imagem gerada por inteligência artificial (Rawpick/Freepik)
Da Revista Cenarium*

HONG KONG (CHINA) – Com um capacete de realidade virtual, os estudantes de uma universidade de Hong Kong viajam para um pavilhão nas nuvens para assistir a uma aula sobre teoria dos jogos explicada por um Albert Einstein criado com inteligência artificial (IA).

A experiência faz parte de um curso piloto da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) para testar o uso de “professores” gerados por essa tecnologia em ascensão no mundo.

O professor Pan Hui, responsável pelo projeto, considera que a ferramenta pode ser de grande ajuda para as instituições educacionais diante da falta de profissionais em muitos países ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

Os professores gerados por IA podem trazer diversidade (…) e até mesmo uma narrativa imersiva“, explicou Hui à AFP.

A disseminação de ferramentas como o ChatGPT gerou esperanças de melhorias na produtividade e no ensino, mas também temores sobre as possibilidades que ofereciam para o erro, a fraude ou a substituição de professores.

Neste curso “Redes sociais para criativos”, os professores digitais abordam questões relativas às tecnologias imersivas e ao impacto das plataformas digitais para cerca de 30 alunos.

Depois que o conteúdo do curso é carregado no programa, ele gera automaticamente os professores, cuja aparência, voz e gestos são personalizáveis.

Os avatares gerados pela inteligência artificial podem aparecer em uma tela ou através de capacetes de realidade virtual.

O curso é híbrido porque Hui também intervém nas aulas. Mas a IA o libertou de suas tarefas mais “pesadas“, garantiu.

Professores de Mangá

A estudante de doutorado Lerry Yang acredita que essa mistura de universos reais e virtuais e a personalização dos professores digitais melhora sua aprendizagem.

Se um professor digital “me torna mais receptiva mentalmente ou me parece mais acessível e amigável, isso apaga a sensação de distância entre o professor e eu”, disse à AFP a jovem, que dedica seu doutorado ao metaverso.

Abordar o crescimento da IA é um desafio comum para os professores. Alguns optam por limitar seu uso ou tentam identificar de forma confiável à ocorrência de plágio.

Leia a matéria na íntegra neste link.

(*) Com informações da Folhapress
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.