Programa capacita 125 empresas de estados amazônicos para exportação comercial

Programa vai atender empresas de Manaus e Boa Vista. (Divulgação/Internet)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lançará no próximo dia 19 de agosto, um importante instrumento de apoio à exportação no Amazonas e Roraima: a inauguração de um Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Na região, o PEIEX será executado por meio de uma parceria da Apex-Brasil com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), pelos próximos 24 meses. O evento de lançamento será realizado por meio de plataforma virtual com transmissão online.

PUBLICIDADE

O Núcleo tem sede em Manaus e um polo em Boa Vista. O objetivo é qualificar 125 empresas da região para que passem a comercializar seus produtos em outros países.

A prioridade é atender empresas dos setores de alimentos e bebidas; agronegócio, cosméticos, moda, design, bionegócio e tecnologia. Contudo, no decorrer da execução do Programa, outros setores estratégicos poderão ser incorporados.

É a segunda edição do PEIEX no Amazonas, que no período de 2016-2018 atendeu 150 empresas, e a primeira vez teremos a atuação do PEIEX em Roraima, complementando sua presença em todos os estados da Região Norte.

Perfil

No mesmo dia também será apresentado o estudo “Amazonas – Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos 2020”, documento produzido com exclusividade pela Apex-Brasil e que traz panorama geral da economia do Estado e identifica o seu potencial exportador a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos naquela unidade da federação.

“Com base nos estudos realizados pela Apex-Brasil, existem empresas com potencial exportador em ambas regiões; e onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX”, afirma Edervaldo Teixeira, Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil.

Devem participar do evento representantes da Apex-Brasil, o Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech, representantes do INMETRO e Suframa. O lançamento contará também com a participação internacional do especialista em internacionalização de empresas, Nicola Minervini.  

Processo de exportação

O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em 23 Estados mais Distrito Federal, com 32 Núcleos Operacionais instalados em parceria com Instituições de Ensino, Federações de Indústria e Fundações de Amparo à Pesquisa, cobrindo 818 município.

APEX-BRASIL

A Apex-Brasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira.

(*) Com informações da Apex Brasil

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.