Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
5 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – A plataforma de moda e comportamento Modefica, em parceria com a Open Society Foundation, cria neste mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa “Mulheres e Crise Climática na Amazônia”, que vai ofertar bolsas de R$ 5 mil para jornalistas que produzem reportagens de crise climática a questões de gênero na Amazônia.

As bolsas são destinadas a jornalistas mulheres com formação acadêmica ou não, com experiência comprovada, residentes no norte do país, e têm como objetivo, aprofundar o debate sobre a Amazônia, por meio de histórias que abordem as diferentes facetas dos impactos das mudanças climáticas na vida da mulher.

Tema

Para as reportagens que serão produzidas com a bolsa “Mulheres e Crise Climática na Amazônia”, deve retratar as consequências da crise no ambiente doméstico e familiar. Além do trabalho, estrutura social e econômica que intensificam os impactos das alterações do clima na vida das mulheres na região.

Também estão inclusos na iniciativa, trabalhos realizados por órgãos públicos ou não para mitigar os impactos e o papel do Estado, da Justiça e da lei diante do problema ambiental. Propostas que buscam retratar soluções locais e comunitárias também serão parte do debate sobre a vida das mulheres da floresta, quilombolas e ribeirinhas.

De acordo com o site Modefica, as inscrições para as bolsas vão até o dia 16 de março. O anúncio das propostas selecionadas segue até o dia 30 de março e o prazo final para publicação das reportagens dia 25 de agosto. Leia o edital completo da iniciativa aqui.

Modefica

O Modefica existe desde 2014, produz e dissemina conteúdo multimídia sobre questões socioambientais que normalmente não são veiculadas na grande mídia. “Entendemos que vivemos em uma emergência ambiental e climática – e que as consequências da destruição ambiental podem ter impactos profundos na luta por justiça social e grandes rupturas nos processos sociais democráticos”, explicou Marina Colerato, editora do Modefica.

Open Society Foundations

A Open Society Foundations, anteriormente conhecida como Open Society Institute, é uma rede internacional de filantropia fundada pelo magnata George Soros. Ela apoia financeiramente grupos da sociedade civil em todo o mundo, com o objetivo declarado de promover a justiça, a educação, a saúde pública e a mídia independente.