Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Proibir tratamentos trans é proteção ou discriminação?


Por: Alinne Bindá

17 de maio de 2025
Proibir tratamentos trans é proteção ou discriminação?
Projeto proíbe bloqueadores da puberdade para menores de 16 anos e cirurgias de transição de gênero antes dos 18 anos (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

Os deputados estaduais de Rondônia debatem o PL 373/2024, que proíbe bloqueadores da puberdade para menores de 16 anos e cirurgias de transição de gênero antes dos 18 anos, mesmo com autorização dos pais. A lei, defendida como proteção a jovens em fase de imaturidade, exige laudos médicos rigorosos para exceções. Entidades como a Antra e a OAB-RO acusam a medida de negar direitos à saúde e à identidade de gênero, alegando que tratamentos hormonais são vitais para adolescentes trans. Enquanto o projeto avança na Assembleia Legislativa, o STF pode barrar leis estaduais sobre o tema. O conflito reflete um dilema global: como equilibrar cuidado médico, autonomia individual e intervenção estatal? O desfecho impactará milhares de vidas.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.