Projeto de lei ‘Ana Benevides’ prevê água de graça em grandes eventos no Pará


21 de novembro de 2023
Projeto de lei ‘Ana Benevides’ prevê água de graça em grandes eventos no Pará
Ana Benevides morreu durante o show da cantora global Taylor Swift no Rio de Janeiro na última sexta-feira, 17 (Reprodução)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) recebeu nesta nesta terça-feira, 21, um Projeto de Lei (PL) que busca garantir o fornecimento gratuito de água potável em estabelecimentos comerciais e eventos públicos e privados de grande porte no estado. Intitulada de “Lei Ana Benevides“, a proposta homenageia a jovem negra de 23 anos que faleceu após passar mal durante o show da Taylor Swift em um dia de calor intenso no Rio de Janeiro (RJ).

Se aprovado pelo Parlamento e sancionado pelo Governo do Pará, eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, com um público esperado superior a 2 mil pessoas, serão obrigados a disponibilizar água gratuitamente, seguindo os parâmetros estaduais de potabilidade para o consumo humano.

Show no Mangueirão, no Pará (Divulgação)

A proposta de autoria da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) também prevê que os pontos de distribuição gratuita de água estejam estrategicamente localizados para facilitar o acesso dos participantes. O PL prevê que a organização dos eventos permitam o acesso do público portando garrafas pessoais com água, garantindo a segurança e a integridade física dos participantes.

Quanto aos estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis e restaurantes, o projeto quer tornar obrigatório que estes sirvam “água da casa”, isto é, sem cobrar dos clientes.

“Os bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes, padarias, cafeterias e estabelecimentos congêneres que comercializam água engarrafada ficam obrigados a servirem Água da Casa a seus clientes, sempre que esta for solicitada, de forma gratuita”, diz o texto protocolado na Alepa.

Ondas de calor

Segundo Lívia Duarte, a iniciativa visa promover a prevenção de problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas associadas às mudanças climáticas, contribuindo para um ambiente mais saudável e resiliente diante das ondas de calor. Na última sexta-feira, 17, quando a jovem Ana Benevides morreu no show da Taylor Swift, a cidade do Rio de Janeiro estava com 39ºC e mesmo assim, a organização do evento proibiu a entrada de pessoas com garrafa d’água.

O laudo médico aponta que a moça teve uma hemorragia pulmonar, mas a suspeita é que a morte tenha sido ocasionada pelas altas temperaturas da capital fluminense. No dia, a sensação térmica ficou próxima aos 60ºC.

Projeto é de autoria da deputada Lívia Duarte (Ozéas Santos/AID/Alepa)

Diante do cenário catastrófico que todos estão sentindo em relação aos problemas climáticos, é necessário ter água potável oferecida pelas grandes produtoras“, disse Lívia Duarte na Alepa.

Leia mais: Entenda a hipertermia, quadro que fez fãs desmaiarem em show de Taylor Swift
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.