Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
10 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações do Portal Alma Preta

O projeto de educação afrocentrada Xirê de Quintal lançou uma campanha no site Catarse para arrecadar financiamento coletivo de ‘Ayo e as formiguinhas’, livro infantil ilustrado de 28 páginas focado nos cuidados e na representação de crianças negras.

A obra busca uma via de representação das narrativas e das riquezas culturais africanas que não são produzidas na literatura ocidental, focada na perspectiva do branco e da cultura estrangeira e promove a invisibilidade da negritude.

“Nossas crianças negras, tal como o nosso senso de comunidade, vêm sendo negligenciadas no decorrer da nossa história nessa sociedade ocidental. A narrativa ocidental decidiu quem deve se ver representado nos personagens de desenho, filmes, brinquedos e histórias infantis, e quem deve ser esquecido. Fomos educados pela cultura estrangeira que apaga nossa história e aprendemos a naturalizar o que é apresentado às nossas crianças.”

O livro é escrito por Tamiris, pesquisadora, educadora afrocentrada, graduanda em Pedagogia na USP e desenvolvedora do projeto Xirê de Quintal. A personagem Ayo foi inspirada em sua filha Aisha. O artista brasiliense Oberon Blenner, conhecido como Oberas, é responsável pela ilustração enquanto o designer Igor Furqan cuida do projeto gráfico.

Além do livro impresso, a campanha conta com um pacote de recompensas que variam conforme o valor do apoio. O projeto completo está disponível no Catarse e você pode conferir clicando aqui.