Projeto musical apresenta canções natalinas ao ritmo do boi-bumbá amazônico

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Manauara Shopping, um dos maiores centros de compras da região Norte, lança um projeto musical singular: releituras de canções natalinas ao ritmo da toada amazônica. Intitulado ‘Natal Manauara’, o projeto terá 12 músicas que traduzem o espírito natalino, executadas na voz de intérpretes da toada de boi-bumbá.

Centro de compras inovou ao regravar canções de Natal em ritmo de boi numa proposta que alia identidade e preservação do ritmo amazonense (Reprodução/Internet)

O álbum leva a assinatura do produtor Sidney Rezende e será executado no sistema interno de sonorização do centro comercial. Estará disponível gratuitamente em plataformas de streaming para quem quiser baixar e ouvir o trabalho cuja ‘pegada’ remete ao mais festejado evento folclórico do país: o festival de Parintins, no Amazonas.

PUBLICIDADE

Entre os artistas selecionados, estão nomes conhecidos da seara bovina como David Assayag, Sebastião Júnior e Márcia Siqueira. O álbum trará versões de canções clássicas como: “Noite feliz”, “Jingle Bell Rock”, “Bate o sino”, entre outras. Todas as faixas estarão disponíveis nas plataformas digitais Spotfy, Deezer e YouTube.

Projeto identitário

Responsável pela produção executiva, o renomado produtor paulistano, André Guimarães, da Maná Produções, explicou à REVISTA CENARIUM, a ideia do projeto. “Unimos a universalidade do natal e a regionalidade das toadas dos bois de Parintins. Nossa ideia é reforçar a identidade do povo manauara”, declarou.

“Nada é mais forte em um povo que sua cultura e a cultura do boi-bumbá é a cara do Amazonas. Isso deve ser motivo de orgulho para todos. É algo que deve ser defendido e aplaudida pela beleza e originalidade. Eu mesmo sou fã declarado dos bois de Parintins e dessa expressão que é genuinamente amazonense”, enalteceu o produtor.

Considerada a mais bela voz feminina do Amazonas, Marcia Siqueira empresta talento ao ‘Natal Manauara’ (Reprodução/Divulgação)

Além do caráter identitário, o produtor chama atenção para a atualidade. “O projeto mobilizou importantes artistas do contexto amazônico. Num momento tão difícil, de ausência de trabalho, a possibilidade de estarmos ocupando profissionais, de gerar renda para essas pessoas foi um alento”, afirmou André Guimarães.

Outros nomes

Completando a plêiade de artistas envolvidos no projeto, fazem parte também: Luanita Rangel, Mara Lima, Edilson Santana e Arlindo Neto, este último filho do Pop da Selva Arlindo Júnior, falecido no ano passado. “Reunimos gerações de artistas para realizar o projeto, isso mostra união e a renovação dessa importante manifestação cultural”, destacou Guimarães.

O diretor musical, Sidney Rezende, explicou: “O projeto representa uma “tradução da poética natalina em ritmo de boi-bumbá. É algo inédito”. “Além dos instrumentos tradicionais do folclore, utilizamos, por exemplo, a guitarra em uma das composições, a música ‘Estrela Guia’, que ficou famosa na voz da Xuxa”, observou.

Nome incensado da música amazonense e respeitado na seara das toadas, a cantora Marcia Siqueira comentou o processo de construção do ‘Natal Manauara’. “Foi muito feliz o processo de gravação, a escolha das canções. É bacana a reunião de grandes artistas do boi-bumbá num momento tão especial e tão diferente”, revelou Márcia.

O levantador de toadas do boi Garantido, David Assayag também participa do projeto (Reprodução/Divulgação)

Orgulho

A idealizadora do projeto e gerente de Marketing do Manauara Shopping, Isa Lucena, conta que a iniciativa vinha sendo gestada há mais de um ano, e que em 2020, finalmente a ideia ganhou vozes e instrumentos. Por ser um ano atípico, a iniciativa ganhou um tempero especial por conta das limitações impostas pela pandemia.

“Este ano, com a impossibilidade da realização do Festival de Parintins, sentimos que as pessoas estavam carentes de uma das suas tradições mais queridas. E consideramos que era o momento ideal para presentear a cidade e os manauaras com essa playlist especial, que une as músicas natalinas ao vibrante ritmo regional”, ponderou Isa.

Orgulhoso pela realização, a profissional comentou: “O Manauara Shopping se orgulha de ser daqui. É um shopping que tem uma profunda ligação com a cultura, com a tradição da Amazônia e uma das coisas que melhor representa a riqueza cultural amazônica é a nossa música”, finalizou Isa Lucena.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.