Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Projeto que eleva número de deputados federais ainda não foi sancionado por Lula


Por: Ana Cláudia Leocádio

05 de julho de 2025
Projeto que eleva número de deputados federais ainda não foi sancionado por Lula
O presidente Lula e o plenário da Câmara dos Deputados (Ricardo Stuckert/Antonio Cruz/Agência Brasil | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLP 177/2023), que eleva de 513 para 531 o número de deputados federais na Câmara dos Deputados. Aprovado no dia 25 de junho pelo Senado, o texto seguiu para sanção presidencial, que tem 15 dias para se manifestar. Lula pode dar veto total, parcial ou sancionar integralmente o texto, mas, nos bastidores, em Brasília, as apostas vão para que o presidente deixe caducar o projeto. Isso obrigaria o Congresso a promulgar a lei e, assim, eximiria o presidente da responsabilidade de dividir com os parlamentares o ônus de sancionar um projeto impopular, principalmente diante da crise entre os dois Poderes, que foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.