Projeto social mantém tradição de entregar brinquedos para crianças ribeirinhas e indígenas do AM
25 de dezembro de 2020

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium
MANAUS – Em um ano que várias famílias foram afetadas pela pandemia do novo Coronavírus, um projeto social precisou se reinventar, com 22 anos espalhando alegria nos natais de diversos amazonenses, os Amigos do Papai Noel promovem nesta sexta-feira, 25, de natal a última entrega de brinquedos em comunidades indígenas em torno de Manaus. A campanha, que teve início esse ano no dia 19 de dezembro, precisou seguir algumas medidas de prevenção à Covid-19.
A campanha este ano está sendo menor, porque não houve eventos para arrecadação de recursos, apenas uma vaquinha virtual. E será um pouco diferente, sem abraços, sem beijos, brincadeiras e sem Papai Noel, afinal, ele está no grupo de risco.
Em contrapartida, terá muita alegria e energia positiva, marca registrada do grupo, além de brinquedos, é claro. Tudo será feito com a máxima segurança. Os brinquedos foram higienizados antes de serem embalados e higienizados novamente antes de serem entregues.
Segundo a coordenadora Denise Kassama, a logística das entregas teve que mudar para não gerar aglomeração e por conta da pandemia, todas as medidas de prevenção e segurança foram tomadas para continuar levando a alegria e a magia do Natal para famílias carentes do Amazonas.
“Este ano, visitamos apenas comunidades pequenas, com todo o cuidado e mantendo as regras do distanciamento social. Tudo isso, para a segurança dos voluntários e, principalmente, da comunidade”, disse a coordenadora.
Entrega sem o papai noel
Por causa das recomendações da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) este ano, na entrega dos brinquedos, não terá a presença do personagem.
“Infelizmente, não estará presente, uma vez que seria impossível evitar aglomeração em torno dele. Mas reforçou que essa ausência será compensada com o dobro em alegria e criatividade. Pode não ser a campanha que gostaríamos de fazer, mas será a campanha que conseguimos fazer” enfatizou Kassama.
As entregas neste ano ocorreram nos dias 19, 20, 24 e 25 de dezembro. E mais de duas mil crianças foram beneficiadas com os brinquedos.
Voluntário
A voluntária Thais Montenegro disse que é gratificante ver os sorrisos das crianças ao receber e abrir os presentes, e a forma que as mesmas agradecem. Para ela, que não pretende sair tão cedo do Amigos do Papai Noel, participar do projeto é gratificante.
“A cada ano, em cada comunidade de Manaus e Rios do Amazonas, sabemos que podemos sempre fazer uma criança sorrir. Como os amigos mais antigos citam: nós não podemos mudar o mundo, mas podemos fazer uma criança sorrir”. Quem não conhece o projeto, convido para participar e sentir de perto a emoção”, contou Thais.



