Projetos da UEA são homenageados pela Receita Federal em Minas Gerais


Por: Cenarium*

30 de maio de 2025
Projetos da UEA são homenageados pela Receita Federal em Minas Gerais
Os estudos utilizaram aparelhos TV Box apreendidos pela Receita Federal (Divulgação/Assessoria)

MANAUS (AM) – Dois projetos de extensão universitária desenvolvidos na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) foram homenageados pela Delegacia da Receita Federal em Varginha (MG), como parte do programa nacional “Além do Horizonte”, nessa quinta-feira, 29. A cerimônia reconheceu os trabalhos e projetos que possuem parceria com o órgão.

Os estudos utilizaram aparelhos TV Box apreendidos pela Receita Federal que foram usados para acessar canais de televisão sem o devido pagamento aos serviços oficiais, violando direitos autorais e caracterizando crime contra a propriedade intelectual e contrabando. Dentro desses projetos, os aparelhos passam a ser benefícios para a sociedade.

Coordenado pelo Prof. Dr. Edgard Luciano Oliveira da Silva, o projeto “Aquisição, transmissão de dados, localização e identificação de embarcações em ambiente fluvial no Amazonas” utiliza a TV Box como computador para obter dados ambientais e de segurança, onde irá armazenar as informações coletadas (data, hora, latitude, longitude, temperatura, CO e CO2) e, assim, fazer um estudo sobre todo o estado do Amazonas como, por exemplo, calcular a melhor rota fluvial.

Sede da EST/UEA em Manaus (Divulgação/EUA)

Segundo o professor, a ideia surgiu de fazer a internet dos rios, onde a TV Box foi de grande contribuição para esse trabalho junto aos alunos. “Essa parceria entre Receita Federal e Universidade do Estado do Amazonas está super relacionada ao meio ambiente e preservação ambiental, que são as linhas do nosso estado”, disse.

De acordo com o docente, os próximos passos serão para solucionar questões de materiais, ampliação, logística e infraestrutura. “Ele precisa ser agora replicado, completamente estruturado com os periféricos e enviado para que as suas escolas possam utilizar. E nós já pensamos que 10 escolas é o mínimo para nós. Mas pensamos em ter mais TV Box para multiplicar isso tudo e ter mais escolas atendidas”, finalizou.

Para o bolsista Abilio Julio, acadêmico Baniwa e integrante da equipe de acadêmicos do projeto, a TV Box vai ser de grande contribuição para a comunidade. “Veio para abrir novos horizontes para nós, como povo Baniwa, e ainda mais dos estudantes”, afirmou o estudante.

Leia mais: UEA oferece curso de especialização em Odontopediatria
(*) Com informações de assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.