Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
28 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um dia após o Amazonas registrar mais de 10.600 pessoas curadas da Covid-19 e que já passaram pelo período de quarentena (14 dias), unidades hospitalares do Estado começaram a comemorar neste domingo, 17, a queda na procura por atendimento em virtude da doença.

Uma das explicações para o desafogamento das unidades é o fato de o Governo do Estado reorganizar os hospitais e ampliar os leitos para atendimento de pacientes com a doença na rede estadual de saúde.

Para se ter uma ideia da dimensão dos esforços, somente nas unidades gerenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em Manaus, são 1.138 leitos para Covid-19 – 816 leitos clínicos, 243 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 79 de Sala Vermelha. O aumento foi de 65,7% comparado com os 639 leitos do início da pandemia.

Neste domingo, publicações nas redes sociais do Pronto-Socorro 28 de Agosto e João Lúcio, nas zonas centro-sul e leste, respectivamente, mostram profissionais agradecendo e comemorando a queda dos casos graves da doença.

Na linha de frente desde o início da pandemia no Amazonas, profissionais de saúde têm lutado grandiosamente. (reprodução/internet)

“Graças a Deus estamos vencendo essa guerra biológica. Estamos chegando ao final dessa batalha em nossa capital. Parabenizo toda a equipe envolvida nessa nobre missão onde nosso dever está sendo bem executado, em especial a minha equipe de emergencistas da Segeam que desde o primeiro caso em nossa unidade se empenha para trazer e restabelecer a Saúde de nossos pacientes, a missão contínua, porém se Deus quiser com notícias boas e verdadeiras para nossa sociedade”, disse o enfermeiro Marcos Paulo, que atua no Pronto-Socorro João Lúcio, no bairro Coroado, zona leste.

Prefeitura amplia hospital municipal e contrata novos profissionais

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), publicou na edição extra nº 4.841, do Diário Oficial do Município (DOM), deste sábado, 16, a lista com os nomes de mais cinco enfermeiros e 40 técnicos de enfermagem para contratação temporária por seis meses. Os 45 profissionais de saúde convocados foram classificados em situação de cadastro reserva no Processo Seletivo Simplificado (PSS), do Edital nº 002/2017.

Administrado pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo Samel e o instituto Transire, o hospital de campanha municipal Gilberto Novaes, na zona norte, completou na última quarta-feira, 13, um mês de funcionamento, registrando mais de 200 altas médicas.

Equipes comemoram alta de número 200 do hospital de campanha municipal, em Manaus. (divulgação/Semcom)

Somente nesta semana, 47 pacientes retornaram aos seus lares, após o processo de tratamento hospitalar contra a Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

Curados no mundo

A boa notícia do Amazonas, soma ao contingente de recuperados da Covid19, que ultrapassou 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo nos últimos dias. A informação está disponível no painel de monitoramento da pandemia que foi desenvolvido pelo Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.