Propaganda eleitoral na rua é suspensa no sábado, 5; entenda proibições
Por: Jefferson Ramos
04 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – Os candidatos a prefeito de Manaus poderão realizar campanha na rua com realização de carreatas, caminhadas e comícios até esse sábado, 5. A distribuição de material gráfico, conhecida popularmente por ‘santinhos’, também é proibida a partir dessa data, conforme determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Caso haja segundo turno em Manaus, os eventos de campanha de rua poderão ser retomados a partir da segunda-feira, 7, e seguirão até o dia 24 de outubro. O mesmo prazo vale para distribuição de propaganda gráfica.
O primeiro turno das eleições municipais em Manaus vai ocorrer nesse domingo, 6. A votação inicia às 7h e segue até as 16h, com sete candidatos na disputa pela chefia do Executivo municipal em Manaus. A capital amazonense tem 1.446.122 eleitores registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Um total de 53% do eleitorado do Amazonas, de 2.750.340, está concentrado na capital amazonense. São 1.304.025 eleitores espalhados pelos outros 61 municípios do interior. Desses, 9% do eleitorado do interior foi impactado pela seca da seca histórica do Rio Negro e Solimões.
Dos 120 mil eleitores isolados, a Justiça Eleitoral avalia que ao menos 15 mil pessoas terão que ser transportadas de helicóptero aos locais de votação no interior.
Horário eleitoral
Na quinta-feira, 3, foi o último dia da divulgação de programas do horário eleitoral gratuito no rádio e televisão. O espaço voltará, em caso de segundo turno, no dia 11 de outubro e vai seguir até o dia 24 de outubro.
Agora com dois candidatos, ambos adversários terão tempos mais equânimes, diferente do primeiro turno que o tempo da propaganda eleitoral para disputa majoritária é baseado no número de partidos da coligação e na bancada no Congresso Nacional dos respectivos partidos.
No mesmo dia 7 de outubro, o impulsionamento de propaganda na internet e a propaganda eleitoral nos meios digitais e analógicos é retomada.