PSDB e Podemos têm aval para fusão em Executiva Nacional
Por: Izaías Godinho
29 de abril de 2025
MANAUS (AM) – A Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) autorizou por unanimidade o início oficial das discussões sobre o processo de fusão com o partido Podemos. A fusão dos dois partidos foi confirmada durante reunião realizada nesta terça-feira, 29. O processo deve ser concluído até junho na convenção nacional da legenda.
De acordo com informações de interlocutores, o PSDB deve aposentar o número”45″ que tradicionalmente foi usado nas urnas, para adotar o “20” do Podemos. De acordo com nota oficial divulgada pelo PSDB, a partir de agora as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas.
Em fevereiro deste ano, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, negou a possibilidade fusão do defendeu, por meio de nota, que o partido “não iria desaparecer”. O PSDB também afirma que foi definida ainda a convocação de Convenção Nacional para o dia 5 de junho que vai deliberar sobre o tema e sobre eventuais alterações no Estatuto do Partido necessárias à fusão.

“Avançaremos na busca de um alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver. PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”, disse a sigla por meio de nota.
O Podemos, presidido por Renata Abreu, ainda não divulgou um pronunciamento nos canais oficiais sobre a fusão com o PSDB. A expectativa de dirigentes dos partidos é que o Podemos também convoque uma convenção para junho. As legendas só poderão dar entrada no registro do novo partido, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), depois do cumprimento destas etapas.
Leia mais: Arthur Virgílio tem mandato prorrogado na presidência do PSDB-AM