PT no Amazonas escolhe novos dirigentes; veja quem está na disputa
Por: Lucas Thiago
06 de julho de 2025
MANAUS (AM) – Filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) escolhem neste domingo, 6, das 9h às 17h (horário local) os representantes dos diretórios nacional, estaduais e municipais em todo o País. Com 53 mil filiados, o Amazonas realiza eleições para presidente municipal em todos as cidades do Estado, incluindo Manaus, com cinco candidatos na disputa na capital. Quanto à presidência estadual são sete concorrendo à vaga.

Para presidente estadual os candidatos são o deputado estadual Sinésio Campos (atual presidente e candidato à reeleição); o vereador de Manaus, José Ricardo; o ex-senador, João Pedro. Também disputam a vaga Luiz Borges, Arivan Reis, José Barroncas e Herbert Amazonas.
Na capital, a disputa é entre a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura; professor Zaqueu Souza; professor Miguel; Moisés Aragão; e o candidato à reeleição, Valdemir Santana. O PT em Manaus ainda realiza as eleições ‘zonais’, onde a disputa é dividida para presidentes de cada zona da cidade.
A votação acontece de forma presencial. Estão aptos a votar os filiados e filiadas regularizados até 28 de fevereiro de 2025. Em caso de segundo turno, a nova votação será realizada no dia 20 de julho e o resultado final deve ser divulgado até 25 de julho.
Os presidentes estaduais e municipais têm papel central na organização de campanhas, articulações com outros partidos e distribuição de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral.

Mudança nacional
A disputa interna nacional abrirá um novo capítulo nos 45 anos de história da sigla. Após quase uma década sob a gestão de Gleisi Hoffmann, o PT terá um novo comandante nacional pelos próximos quatro anos.
Concorrem ao cargo nacional o ex-ministro, Edinho Silva, candidato apoiado por Lula; o ex-presidente do PT e deputado federal Rui Falcão; fundador do PT e secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira; e o dirigente e historiador, da corrente Articulação de Esquerda, Valter Pomar atualmente.
Quase três milhões de filiados poderão depositar seus votos em urnas espalhadas por todos os Estados e até mesmo no exterior. Em eleição direta, vence o candidato a presidente que alcançar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou na manhã deste domingo, 6, no hotel onde está hospedado, no Rio de Janeiro. Ele participa, na cidade, da 17ª Cúpula do Brics, com a presença de líderes e representantes dos países membros permanentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Indonésia, Egito, Etiópia e Emirados Árabes) e de nações parceiras (Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda, Uzbequistão e Vietnã).
