PT, PV e PCdoB fazem aceno a David Almeida à Prefeitura de Manaus
Por: Carol Veras
14 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – O Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o (PCdoB), que compõem a Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), fizeram um aceno ao prefeito de Manaus e candidato à reeleição, David Almeida (Avante), em vídeo publicado, nesta segunda-feira, 14, pelo presidente do PT na capital amazonense, Valdemir Santana.
“É impossível você votar na extrema direita, a extrema direita que votou contra o Polo Industrial, para acabar com o Polo Industrial de Manaus, votou contra as mulheres para desigualdade de salário, votou várias situações de acabar o FGTS, o INSS, votou só contra os trabalhadores e, principalmente, contra vacina”, afirma o dirigente petista. O posicionamento de Santana é reafirmado em uma nota da federação.
A declaração não cita o nome do candidato ao Executivo municipal pelo PL, deputado federal Alberto Neto (PL), mas faz referência ao voto contrário dele nas discussões sobre a Reforma Tributária, em dezembro do ano passado. Na ocasião, o parlamentar foi único a votar contra a proposta. Outro momento relembrado por Santana foi o voto do deputado contra o saque aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“Então, decidimos deixar os três partidos do PC, do PV e do PT, livre os seus militantes para votar ou não no outro candidato. É importante essa questão que você entenda: extrema direita não. Nós queremos nossos direitos garantidos. A extrema direita sempre atacou a classe trabalhadora, como o governo passado, que quase destruiu o nosso Polo Industrial”, concluiu Santana.
A federação também publicou uma nota reafirmando as palavras do presidente do PT em Manaus. O documento destaca, ainda, que por falta de consenso entre as siglas, cada partido ficou livre para decidir quem apoiar. Tanto Alberto Neto quanto David Almeida se declaram como candidatos de direita e conservadores.
“Fica claro que será extremamente prejudicial para Manaus a vitória da extrema direita, que vota contra o Polo Industrial de Manaus, contra o direito dos trabalhadores, das mulheres e que por omissão e descaso foi responsável pela morte de milhares de pessoas na pandemia, mas diante da falta de consenso sobre a forma de apoio no segundo turno, fica cada partido liberado para decidir sua forma de apoio”, afirma o documento.
Leia na íntegra:
Movimento
No dia em que ocorreu a reunião entre os partidos da Federação Brasil da Esperança, no último dia 11, a CENARIUM apontou que o PT caminhava para compor o arco de alianças do prefeito David Almeida no segundo turno das eleições. O movimento era conduzido pelo presidente municipal da sigla, Valdemir Santana.
A sinalização de apoio ocorreu na semana em que Valdemir Santana pautou e aprovou o pedido de afastamento do presidente estadual do PT no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos. Para o parlamentar, seria constrangedor o partido declarar apoio a um dos candidatos, isso, porque, Almeida e o deputado federal Alberto Neto (PL) se declaram de direita.
Santana argumentou o pedido de afastamento com base na apreensão de R$ 20 mil em posse de uma assessora do deputado petista no Aeroclube de Manaus, na Zona Centro-sul, no último dia 4. Na ocasião, o parlamentar assumiu a origem do dinheiro.