Publicação reúne artigos de antropólogos indígenas de programa da Ufam

Com informações da assessoria

MANAUS – Um livro composto por trechos de artigos de antropólogos e antropólogas indígenas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) acaba de ser lançado pela editora Mil Folhas, em comemoração aos 10 anos de participação de alunos indígenas no curso. Paneiro de Saberes – Transbordando Reflexividades Indígenas – foi organizado por Justino Sarmento Rezende, liderança do povo Tuyuka e Doutor em Antropologia pela Ufam. Acesse o link para aquisição: https://www.livraria.iieb.org.br/

A proposta da editora, por meio do selo Mil Saberes, é criar um espaço editorial que possibilite a ampla difusão das vozes e sabedorias dos povos indígenas, das comunidades tradicionais e acadêmica, para recriar outros mundos possíveis para as atuais e futuras gerações.

“O livro mostra como os povos indígenas estão se organizando na questão educativa, relendo e assumindo a interlocução de suas histórias, como novos agentes. Provoca novas compreensões ao leitor, ao apresentar um novo modo de pensar e descolonizar o pensamento, trazendo reflexões indígenas atuais. Cada texto transborda ou aponta outros saberes, não à toa essa palavra faz parte do título”, explica Justino.

Uma obra para compreender a importância da abertura plena e simétrica da Universidade à riqueza e à complexidade dos conhecimentos antropológicos e ancestrais dos indígenas. A Mil Folhas se orgulha em contribuir com essa conquista dos povos indígenas da Amazônia brasileira.

Justino Sarmento Rezende é do povo Ʉtãpinopona-Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira, AM. É missionário salesiano; fez Filosofia na Universidade Católica de Brasília (UCB/DF) e Teologia na FTNSA/SP; é mestre em Educação (UCDB/CG/MS) e doutor em Antropologia Social (PPGAS/Ufam). É membro do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – FOIRN e também bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Foi assessor e perito do Sínodo da Amazônia (2018-2019). 

Autores: 

Roberto Suarez Rengifo,

Iranilde Barbosa dos Santos,

MisleneMetchacuna Martins Mendes, 

Clarinda Maria Ramos, 

Deyse Silva Rubim, 

Gilberxe Santana Penaforte,

Mayra Luz Alvarado Davila, 

Justino Sarmento Rezende,

Dagoberto Lima Azevedo, 

Silvio Sanches Barreto, 

Jaime Diakara e

João Paulo Lima Barreto

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO