Putin incentiva Exército russo no Dia da Vitória e acusa o Ocidente de querer destruir a Rússia
09 de maio de 2023

Da Revista Cenarium*
MANAUS – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, voltou a atacar o Ocidente em discurso no Dia da Vitória, na Praça Vermelha, em Moscou, nesta terça-feira (9). A data, que celebra o êxito dos Aliados contra a Alemanha nazista em 1945, é uma das principais festividades do calendário patriótico estabelecido pelo líder desde que assumiu o poder.

“A civilização está novamente em um ponto de inflexão. Uma guerra foi desencadeada contra nossa pátria”, afirmou o presidente. “O objetivo deles, e não há nada de novo aqui, é obter o colapso e a destruição de nosso país”, disse, em referência ao que chamou de “elites ocidentais globalizadas”.
Putin, que discursou para milhares de soldados, muitos dos quais combateram na Guerra da Ucrânia, ainda enfatizou o papel do Exército para a segurança nacional e o futuro da Rússia.
“Nada é mais importante que a tarefa militar de vocês. Cumpram suas missões militares com honra, combatam pela Rússia”, acrescentou antes de clamar “pela Rússia, por nossas corajosas Forças Armadas, pela vitória!”
Esta é a segunda celebração do Dia da Vitória sob a sombra da Guerra da Ucrânia —embora a rendição nazista tenha sido em 8 de maio, como já passava da meia-noite na então União Soviética, ele é comemorado no dia seguinte na Rússia e nas antigas repúblicas comunistas.
As comemorações se dão às vésperas de uma aguardada contraofensiva ucraniana no conflito. E dias depois de um suposto ataque ao drone ao Kremlin que, segundo o governo russo, teria como objetivo assassinar o próprio Putin.