Quatro espetáculos do projeto ‘Corpo Cênico’ encerram programação virtual em Manaus

Dividido em três eixos, o debateu ao longo das últimas duas semanas essas diversas teatrais. (Reprodução/Internet)

Com informações da assessoria

MANAUS – O projeto “Corpo cênico contemporâneo: diversidades” chega na reta final nesta semana, com debates e espetáculos na programação. Dividido em três eixos: oficinas, diálogos e apresentações, o projeto idealizado por Francisco Rider, debateu ao longo das últimas duas semanas diversas nuances teatrais.

Francisco Rider afirma como é possível aproveitar os mecanismos da Internet para novos modos de produzir: “As instituições que patrocinam este projeto e outros deram a opção ao artista de realizar no modo virtual ou presencial. Por que então vou colocar em risco a saúde dos colaboradores do projeto e do público?”, questinou.

PUBLICIDADE

“A partir dessa questão, acredito que o diálogo com a internet pode alimentar processos de construção de outros modos e maneiras de produção e gestão artística e cultural”, pondera.

Sobre o momento que artes cênicas dialogam com o mundo virtual, o artista fornece detalhes sobre o processo criativo. “Penso que o corpo a corpo é fundamental para o artista e o ser humano, pois é a partir do encontro com o outro que pode ocorrer a alteridade, e nesse encontrar presencial ocorrem processos sensoriais, energias são trocadas”, detalha.

Divisão

De acordo com Rider, cada conversa nas oficinas e diálogos têm ressonâncias e entrelaçamentos. “Todos conversam sobre o corpo: seja o somático, negro, desobediente, indígena, lgbtqi+, gordo, virtual, errante, nortista, latinoamericano”, explica.

Sobre desdobramentos do projeto, o artista diz que é necessário amadurecer a proposta atual. “O que me move é que o projeto nos leve à algo mais amadurecido, pois estamos realizando de forma bem experimental”, finaliza.

Programação

EIXO DIÁLOGOS
18/12 O corpo cênico amazônico
Milton Aires

21/12 Questão do Corpo Negro
Marcio Moraes

23/12 pressão estética e gordofobia na Dança
Bel Sousa e Rafaela Machado

Eixos

  • FLESHION [Aparências], de Thelma Bonavita (SP/Berlim. 17/12, 17:30, Manaus; 21:30, Berlim)
  • Vestígios, de Marta Soares (SP. 19/12. 19:30. 20:30h-BR)
  • Alavancas e Dobradiças, de Célia Gouvêa (SP. 20/12, 19:30; 20:30 Brasília)
  • Recolon, de Leonardo Scantbelruy (AM. 22/12. 19:30; 20:30h BR)

Serviço

O que é: Corpo Cênico Contemporâneo: Diversidades
Quando: De 30/11 a 23/12
Onde: Nas redes sociais do Pitiú das Artes. Instagram: @pitiu_textual Facebook: https://www.facebook.com/pitiutextual
Quanto: Gratuito

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.