Quatro Estados da região Norte vão receber a vacina da dengue a partir de fevereiro
Por: Valéria Costa - Da Revista Cenarium
25 de janeiro de 2024
Valéria Costa – Da Revista Cenarium
BRASÍLIA (DF) – A partir de 1º de fevereiro, o Ministério da Saúde vai iniciar, em todo o território nacional, a vacinação contra a dengue no País. Mas, nesse primeiro ano, somente 16 Estados, num total de 521 cidades, mais o Distrito Federal receberão a campanha de vacinação, cuja previsão é imunizar 3,2 milhões de pessoas. O público prioritário serão crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.
A vacinação vai chegar às cinco regiões do Brasil. No Norte, serão quatro Estados: Acre, Amazonas, Roraima e Tocantins, totalizando 47 municípios incluindo as capitais. A escolha das cidades teve como critério alta incidência da doença em 2023 e neste mês de 2024 e municípios com mais de 100 mil habitantes.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Além disso, o ministério já comprou do laboratório japonês Takeda um total de 6,5 milhões de doses, que vão atender todo este ano de 2024. E, para 2025, já tem 9 milhões de doses contratadas.
Ver aqui a lista das cidades do Norte que vão receber a vacinação.
O Ministério da Saúde ainda não definiu uma data específica quando essas doses serão enviadas ao Estados, mas adiantou que a primeira remessa da vacina Qdenga, num total de 757 mil doses, chegaram ao Brasil no último sábado, dia 20. Outras 568 mil doses chegam em fevereiro.

O Ministério da Saúde comemora o ineditismo do Brasil em ser o primeiro país do mundo a ofertar o imunizante no sistema público de saúde. A vacina contra a dengue foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado. O Ministério da Defesa vai colocar o Exército à disposição para ajudar na vacinação em lugares mais distantes, segundo informações do Ministério da Saúde.