Queda de avião com 242 pessoas abordo atingiu prédio usado por médicos na Índia
Por: Mari Furtado*
12 de junho de 2025
MANAUS (AM) – Parte da aeronave Boeing 787 que caiu na manhã desta quinta-feira, 12, em Ahmedabad, na Índia, atingiu um prédio que funcionava como alojamento de estudantes da Faculdade de Medicina BJ. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a fachada do edifício pegando fogo. Segundo a Federação das Associações Médicas de Toda a Índia (Faima), muitos alunos estavam no refeitório no momento do acidente.

Ainda de acordo com a organização, entre quatro e cinco alunos estão desaparecidos. Outros três estão na UTI. “Estamos profundamente chocados com a notícia da queda do avião. As notícias ficaram ainda mais alarmantes depois que descobrimos que o avião havia sido destruído no BJMC, no albergue e que muitos estudantes de medicina também ficaram feridos. Estamos monitorando a situação de perto e prontos para qualquer ajuda“, afirmou a Faima Índia, no X (antigo Twitter).
Segundo declaração do comissário de polícia de Ahmedabad “parece não haver sobreviventes“. Do total de 242 pessoas a bordo, 230 eram passageiros e 12 tripulantes. A aeronave tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Lodres, no Reino Unido. Segundo o chefe da polícia, há vítimas no solo onde o voo AI171 caiu. Segundo informações, o avião, que caiu logo após a decolagem, enviou sinal de socorro antes da queda, mas perdeu contato com a torre de controle.
Caso se confirmem informações das mortes dos ocupantes, a queda do avião da Air India se tornará o segundo acidente aéreo com maior número de mortes na história do País, segundo a Aviation Safety Network, base de dados da Flight Safety Foundation.
O primeiro da lista de acidentes aéreos mais mortais do país ocorreu em novembro de 1996. Na ocasião, uma aeronave Ilyushin Il-76TD da Kazakhstan Airlines se chocou com um Boeing 747 da companhia saudita Saudiam, quando este último decolava em Déli. Este é também a colisão aérea com maior número de mortes do mundo.
O acidente
O avião da Air India, que transportava 242 pessoas, caiu após decolar em Ahmedabad, nesta quinta-feira, 12, informaram a companhia aérea e a polícia local, sem especificar se houve sobreviventes, de acordo com a Reuters. O avião estava a caminho do aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.
As pessoas a bordo incluíam 217 adultos e 11 crianças, disse uma pessoa com conhecimento do assunto, ainda de acordo com a agência de notícias Reuters. Eram 169 cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense. O número inclui também dois pilotos e dez tripulantes.
O ministro da Aviação Civil da Índia, Murlidhar Mohol, afirmou que há relatos de 105 mortes. O avião caiu sobre um prédio de alojamento para médicos, de acordo com a agência de notícias Reuters. Segundo o chefe da polícia, há vítimas no solo onde o voo AI171 caiu. Equipes de resgate informaram também que pelo menos trinta corpos foram recuperados do edifício.
Mayday
Ainda de acordo com informações das agências locais, o voo da Air Índia emitiu um pedido de socorro, identificado no mundo da aviação como “Mayday”, ao Controle de Tráfego Aéreo logo após a decolagem, segundo a Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia.
O voo decolou por volta das 13h39, horário local, e enviou o pedido de socorro.