Queda de avião mata quatro em MS; arquiteto e cineasta estão entre as vítimas
Por: Ana Pastana*
24 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – Um avião de pequeno porte caiu na noite desta terça-feira, 23, e deixou quatro mortos em Aquidauana, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal. Entre as vítimas, está o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores arquitetos do mundo. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil da região confirmaram a morte das quatro pessoas que estavam a bordo.
A informação da morte de Yu foi confirmada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Além do arquiteto, estavam na aeronave o piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros; Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista; e o diretor e também documentarista, Rubens Crispim Jr.
Com a queda, a aeronave explodiu no momento em que atingiu o solo e os corpos dos tripulantes foram carbonizados.
Leia a matéria na íntegra: Um dos maiores arquitetos do mundo morre em queda de avião em MS

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram contatados para realizar ação inicial no acidente que envolve a queda de uma aeronave de matrícula PT-BAN.
O avião caiu na região da Fazenda Barra Mansa, área turística do Pantanal conhecida por receber turistas do mundo inteiro. O local onde a aeronave caiu é considerada de difícil acesso, o que pode dificultar os trabalhos das equipes de resgate.
