Quem ganha com os reajustes dos combustíveis? Pela análise de Serafim Corrêa


11 de março de 2022
Quem ganha com os reajustes dos combustíveis? Pela análise de Serafim Corrêa
Serafim Corrêa publicou alerta aos prefeitos em rede social (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium

MANAUS – O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) atribuiu o reajuste da gasolina (18,8%), diesel (24,9%) e gás de cozinha (16,1%), nas refinarias, anunciado pela Petrobras nesta quinta-feira, 10, consequência da política equivocada de preços da estatal. Segundo o parlamentar, o modelo prioriza e beneficia acionistas, e acaba prejudicando o consumidor final.

“O aumento decorre da política de preços da Petrobras. A Petrobras continua fazendo a política de Chicago, que é a linha dos economistas que seguem a linha do ministro da Economia Paulo Guedes. O que interessa é que os acionistas ganhem dinheiro. Aumentou gasolina, diesel e o gás de cozinha e as ações da Petrobras cresceram 4% após o anúncio. O povo está trabalhando para os acionistas da Petrobras. Isto está completamente contrário da lógica de uma empresa estatal”, lamentou o deputado.

O líder do PSB na ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) ainda disse que os reajustes de preços da gasolina e do diesel, que estavam congelados há quase dois meses, são resultado da dolarização dos combustíveis no Brasil.

“Claro que isso é reflexo da guerra na Ucrânia, mas também da política equivocada de preços da Petrobras, que vinculou o preço dos combustíveis no Brasil à variação do dólar e também do mercado externo, quando temos petróleo aqui. Temos capacidade de refino. É um equívoco da Petrobras ter desativado e vendido refinarias”, disse.

Em nota, a estatal afirmou que “após serem observados preços em patamares consistentemente elevados, tornou-se necessário que a Petrobras promova ajustes nos seus preços de venda às distribuidoras para que o mercado brasileiro continue sendo suprido, sem riscos de desabastecimento, pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras: distribuidores, importadores e outros produtores, além da Petrobras”, disse o comunicado”.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.