2 de março de 2021

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após adiantar a vacinação para idosos de 75 a 79 anos, filhos, netos e familiares procuraram postos da vacinação para imunizar os idosos. No Serviço Social da Indústria (Sesi), Zona Leste de Manaus, um dos pontos de vacinação, pessoas do grupo prioritário da imunização, procuraram o local e relataram a sensação de ser vacinado.

Ivanilde Thereza, de 86 anos, procurou o posto de vacinação junto com a filha e a neta. A idosa informou que se tivesse oportunidade de imunizar outra pessoa, imunizaria a filha. “Eu daria para a minha filha, porque é ela que cuida de mim”, disse.

Margarida Pinheiro da Silva, de 80 anos, também foi imunizada. Portadora de mal de Alzheimer, a idosa foi imunizada na companhia do filho. “É um alívio, é uma sensação de extrema emoção. É muito bom ver uma mulher guerreira, batalhadora que criou vários filhos e está tendo esse privilégio graças a Deus. Ela tem mal de Alzheimer, tem diabetes, pressão alta, mas não testou positivo para a Covid-19. Espero que em breve chegue para outras pessoas também”, disse o filho de Margarida, Elzébio Da Silva Gueiros.

Margarida da Silva, de 80 anos, carregada pelo filho, Elzébio Da Silva (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Acompanhada da filha, Vanilda Carvalho, informou a sensação de estar vacinando a mãe “É para a segurança dela, né. Ela não queria vir, mas fiz questão de trazer, os outros filhos dela também queriam, estávamos em dúvida se haveria aglomerações, algumas pessoas também falaram que não era para ela tomar, mas decidimos vir. Desejo que ela tenha muita saúde, que não pegue essa doença”, disse.

Vacinação

A vacinação, em Manaus, para idosos de 75 a 79 anos foi antecipada para este domingo, 31, com o intuito de aproveitar a equipe de imunização e a estrutura utilizada. Os idosos de 80 anos ou mais que perderam o prazo da vacina ainda podem procurar um dos postos de imunização localizados em cinco zonas da cidade com pontos fixos e drive-thru.

Os idosos podem procurar os postos de vacinação levando documento de identidade com foto e CPF, para receber a primeira dose da vacina. Em sistema de drive-thru ou pontos fixos, os postos estarão funcionando de 9h às 16h.