‘Quero levar um Estado mais justo para todos’, diz Teresa Surita em sabatina promovida por emissora de TV local

Teresa Surita no Estúdio da Rede Amazônica (Reprodução)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – A candidata ao Governo de Roraima Teresa Surita (MDB) participou nesta quarta-feira, 14, da rodada de entrevistas realizada pela Rede Amazônica com os candidatos postulantes ao Palácio Senador Hélio Campos. Durante a entrevista, Teresa Surita destacou as propostas para as áreas da Saúde e Educação, defendeu a regulamentação do garimpo e anunciou melhorias no fornecimento de Energia Elétrica e Internet para Roraima.

Teresa Surita tem como vice o deputado federal Édio Lopes, do PL. A chapa dela tem o apoio dos partidos PL, PSB, PSDB e Cidadania. A ex-prefeita de Boa Vista já concorreu ao cargo em 1998, mas não obteve êxito. Essa é a segunda vez que ela concorre ao cargo.

Educação

Ao ser questionada sobre a proposta de escolas de Tempo Integral na rede de educação do Estado, a ex-prefeita explicou como pensa implementar esse modelo em Roraima e como pretende melhorar os índices de avaliação da educação.

PUBLICIDADE

“O meu planejamento para a educação é, primeiro, tirar a educação do último lugar, hoje, no Brasil, e trazer para uma das posições mais altas, assim como eu fiz como prefeita. Hoje, a nossa educação é uma tristeza. Para você ter uma ideia, 51 escolas não podem receber a votação porque o TRE-RR não aceitou a falta de infraestrutura para nós irmos votar. Isso já mostra a qualidade dos nossos prédios. Os nossos alunos, os nossos jovens, estão completamente sem oportunidade de estudo, de formação técnica, de universidade, e a evasão escolar é tão grande que, hoje, não se mensura. Eu vou fazer de Roraima um exemplo para nossa educação. Também vai ter a escola integral, porém, nem todos querem. Então, nós vamos ter uma divisão, de acordo com a realidade de cada aluno e de cada região, cada lugar”, explicou a candidata.

Surita explicou, ainda, que pretende criar um programa de intercâmbio para jovens no Estado. “Eu vou fazer uma coisa que acredito que vai ser muito importante para os nossos jovens, que é a possibilidade de intercâmbio fora do Brasil. Os melhores alunos, aqueles que mais se destacarem, vão ter essa chance, se eles quiserem. Vai ser uma revolução que nós vamos fazer no Estado”.

Saúde

Na saúde, Teresa Surita prometeu a construção de uma nova maternidade no Estado, para que as mães tenham os filhos em um local mais adequado e preparado para receber as gestantes. Anunciou também a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município de Majari e a construção de um novo hospital Infantil na cidade de Rorainópolis para desafogar a demanda do Hospital Infantil de gestão da Prefeitura de Boa Vista.

“Eu vou construir uma maternidade. Uma maternidade que possa atender as pessoas dignamente, porque hoje é uma tristeza você ver a alegria de saber que vai ter um filho e se tornar um pesadelo na hora que você entra na maternidade. Então, como mulher, eu vou oferecer um serviço digno para todas as mulheres dentro da maternidade. Eu vou ampliar o HGR [Hospital Geral de Roraima] e fazer, de verdade, aquela reforma. Não vai mais chover dentro do HGR, nem passar o que as pessoas passam lá dentro. Eu vou construir um hospital infantil para atendimento em Rorainópolis e também um centro de atendimento que funcione de verdade, tanto maternidade, quanto atendimento infantil, e o hospital, mas que atenda mesmo, aquela região, para desafogar Boa Vista”, destacou Surita.

Regulamentação do Garimpo

Questionada pela jornalista sobre a sua opinião a respeito da exploração de garimpo no Estado, a candidata respondeu que defende a atividade dentro de uma regra que não agrida o meio ambiente.  

“Organizar da forma legal, dentro da lei. Dando condições de trabalho, protegendo o meio ambiente e apoiando essa geração de emprego da forma correta, e isso é possível fazer. Onde existe o garimpo ilegal, todos os outros garimpeiros trabalham com medo, trabalham ilegalmente, trabalham sempre com problemas. Nós queremos dar condição para que esse garimpo se torne legal, dentro da lei, e que proteja o meio ambiente, proteja esse garimpo”.

Nas considerações finais, a candidata pediu para os eleitores não acreditarem em “fake News” sobre ela e pede uma chance para ser governadora de Roraima.

“Quero dizer a vocês que eu sei o caminho para resolver os problemas, eu tenho experiência na questão da desburocratização da máquina. Não acreditem em tantas fake news que falam a meu respeito, fui vítima disso durante meses. Vocês conhecem o meu trabalho e vocês sabem que tudo aquilo em que me comprometo a fazer, eu faço. Assim como eu fiz em Boa Vista, que é um exemplo do que se pode fazer no Estado, eu quero levar para toda Roraima essa transformação. Um Estado mais justo, mais rico e com mais oportunidade para todos”, finalizou a entrevistada.

Veja a íntegra da entrevista aqui.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.