Quociente para eleger vereador em Cuiabá será de 14 mil votos
22 de julho de 2024

Davi Vittorazzi — Da Cenarium
CUIABÁ (MT) — O quociente eleitoral para eleger um vereador na Câmara Municipal de Cuiabá será de 14.670 votos nas eleições deste ano. A quantidade é definida pelo resultado do cálculo que divide o total de votos válidos pelo total de cadeiras de cada casa parlamentar. A capital mato-grossense tem 27 cadeiras para vereadores neste pleito.
O cálculo é um procedimento que serve para definir os partidos que têm direito a ocupar as vagas nas eleições proporcionais, ou seja, para os cargos de deputado federal, estadual e distrital e também de vereador. As eleições municipais ocorrem em 5 de outubro.
O quociente eleitoral está baseado na quantidade dos 445.096 eleitores aptos a votarem neste ano em Cuiabá. Além disso, o sistema proporcional prevê sobras e médias para eleger os parlamentares. Considerando as abstenções, brancos e nulos de 2020, que não considerados votos válidos, e chegaram a 22% no último pleito, o quociente para este ano é de, no mínimo, 14.670 votos.

Assim, para um partido eleger dois vereadores, são necessários mais de 29,3 mil votos e aumentando proporcionalmente. Após a distribuição das vagas conforme o quociente, depois os partidos poderão conseguir cadeiras pelas sobras, que têm critérios de votação nominal mínima.
Na sobra, a legenda que não conseguiu o mínimo do quociente eleitoral, mas obter no total pelos menos 80% do índice do quociente, poderá concorrer as vagas restantes. No entanto, cada candidato deverá atingir, no mínimo, 20% do quociente para garantir a cadeira na Câmara Municipal.
Cenário atual do Legislativo
No último pleito, 25 vereadores foram eleitos, sendo o mais votado, Diego Guimarães (atual deputado estadual), pelo Cidadania, com 4.179 votos. O último eleito foi o atual presidente da Casa, Chico 2000, com 1.281 votos, pelo Partido Liberal (PL).
Naquele ano, duas mulheres foram eleitas para o cargo de vereadoras na capital mato-grossense. O Cidadania também foi o partido com maior quantidade de cadeiras, sendo 3 na Câmara Municipal.