Quociente para eleger vereador em Cuiabá será de 14 mil votos


22 de julho de 2024
Quociente para eleger vereador em Cuiabá será de 14 mil votos
Fachada da Câmara Municipal de Cuiabá. (Reprodução/CMC)
Davi Vittorazzi — Da Cenarium

CUIABÁ (MT) — O quociente eleitoral para eleger um vereador na Câmara Municipal de Cuiabá será de 14.670 votos nas eleições deste ano. A quantidade é definida pelo resultado do cálculo que divide o total de votos válidos pelo total de cadeiras de cada casa parlamentar. A capital mato-grossense tem 27 cadeiras para vereadores neste pleito.

O cálculo é um procedimento que serve para definir os partidos que têm direito a ocupar as vagas nas eleições proporcionais, ou seja, para os cargos de deputado federal, estadual e distrital e também de vereador. As eleições municipais ocorrem em 5 de outubro.

O quociente eleitoral está baseado na quantidade dos 445.096 eleitores aptos a votarem neste ano em Cuiabá. Além disso, o sistema proporcional prevê sobras e médias para eleger os parlamentares. Considerando as abstenções, brancos e nulos de 2020, que não considerados votos válidos, e chegaram a 22% no último pleito, o quociente para este ano é de, no mínimo, 14.670 votos.

Legislativo Municipal terá 27 parlamentares (Câmara de Cuiabá)

Assim, para um partido eleger dois vereadores, são necessários mais de 29,3 mil votos e aumentando proporcionalmente. Após a distribuição das vagas conforme o quociente, depois os partidos poderão conseguir cadeiras pelas sobras, que têm critérios de votação nominal mínima.

Na sobra, a legenda que não conseguiu o mínimo do quociente eleitoral, mas obter no total pelos menos 80% do índice do quociente, poderá concorrer as vagas restantes. No entanto, cada candidato deverá atingir, no mínimo, 20% do quociente para garantir a cadeira na Câmara Municipal.

Cenário atual do Legislativo

No último pleito, 25 vereadores foram eleitos, sendo o mais votado, Diego Guimarães (atual deputado estadual), pelo Cidadania, com 4.179 votos. O último eleito foi o atual presidente da Casa, Chico 2000, com 1.281 votos, pelo Partido Liberal (PL).

Naquele ano, duas mulheres foram eleitas para o cargo de vereadoras na capital mato-grossense. O Cidadania também foi o partido com maior quantidade de cadeiras, sendo 3 na Câmara Municipal.

Leia mais:
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.