Rainha da Dinamarca visita Manaus e discute questões climáticas
Por: Cenarium*
05 de outubro de 2024
MANAUS (AM) – No Brasil desde o início da semana, a rainha da Dinamarca, Mary Elizabeth Donaldson, esteve pela primeira vez no Amazonas para falar sobre questões climáticas, sustentabilidade e biodiversidade, fortalecendo a cooperação entre os dois países. Casada com o rei Frederico X, Mary é uma patronesse do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Entre as paradas da monarca em Manaus, estiveram o Museu da Amazônia (Musa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Nos tanques dos peixes-bois, a Rainha conheceu filhotes resgatados e cuidados pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa (LMA/Inpa) em parceria com Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).

De acordo com Henrique Pereira, diretor do Inpa, Mary conheceu de perto vários projetos desenvolvidos pela instituição, e interrogou sobre diversos aspectos, especialmente os ligados a conservação de espécies, e como o Instituto desenvolve ações em colaboração, e em benefício, das populações locais.
“O Inpa tem um papel proeminente no desenvolvimento das bases científicas para o enfrentamento da crise climática. A Rainha nos interrogou sobre vários aspectos, especialmente aos ligados à conservação das espécies e também como o Inpa desenvolve seus projetos de pesquisa em colaboração e para benefício das populações locais”, disse.

Ela também visitou o Teatro Amazonas, ao lado do governador Wilson Lima, onde foi abordado o tema Fundo Amazônico. Em suas redes sociais, Lima afirmou que o País se comprometeu a ajudar no combate ao desmatamento ilegal da Amazônia Brasileira.
“O País se comprometeu a nos ajudar no combate ao desmatamento ilegal e a promover o desenvolvimento sustentável, por meio do Fundo Amazônia. No Teatro Amazonas, apresentamos à rainha um pouco da nossa cultura em uma peça protagonizada por um grupo de pessoas idosas da nossa FUnATI [Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade]”, disse Lima.

Em Manaus, a rainha também conheceu o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e participou de um diálogo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) sobre possíveis parcerias para promover a gastronomia sustentável com produtos amazônicos, aliando preservação ambiental com a inclusão de agricultores familiares e povos tradicionais.
Após passar pela capital amazonense, a rainha viajou a Brasília para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que uma das principais pautas foi o compromisso do Brasil de zerar o desmatamento na região amazônica.