Rainha Elizabeth completa 96 anos e ganha Barbie personalizada

Com informações da Folha de S.Paulo

LONDRES — A rainha Elizabeth 2ª completou 96 anos nesta quinta-feira, 21, com salvas de tiros em Londres e Windsor, uma foto comemorativa ao lado de dois pôneis brancos e uma boneca Barbie lançada em sua homenagem.

A monarca viajou do Castelo de Windsor, a oeste de Londres, para passar a data em sua propriedade em Sandringham, Norfolk. ​

Elizabeth, que celebra um jubileu de platina histórico neste ano e se afastou da maioria dos deveres públicos devido a preocupações com sua saúde, recebeu votos de feliz aniversário de ministros do governo britânico e de membros da família real.

PUBLICIDADE
Boneca Barbie criada em homenagem à rainha Elizabeth 2ª – Mattel Creations / Divulgacao

“Uma inspiração para tantos no Reino Unido, na Commonwealth e no mundo, é particularmente especial comemorar neste ano do Jubileu de Platina”, escreveram seu neto, o príncipe William, e sua esposa, Kate, no Twitter.

O primeiro-ministro Boris Johnson, que está visitando a Índia, divulgou uma mensagem de vídeo na qual diz prestar uma “sincera homenagem” aos “70 anos de serviço dedicado e impecável ao nosso país e à Commonwealth”.

A fabricante de brinquedos Mattel lançou uma boneca Barbie de Elizabeth, usando um vestido marfim com uma faixa azul e sua tiara de casamento, para marcar o jubileu. O brinquedo, que custa US$ 75 (R$ 346), esgotou em menos de um dia.

A família real, por sua vez, divulgou uma foto comemorativa do aniversário em que a rainha aparece ao lado de dois pôneis brancos, chamados Bybeck Katie e Bybeck Nightingale.

Elizabeth se tornou a rainha do Reino Unido e de mais de uma dúzia de outros reinos, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com a morte de seu pai, o rei George 6º, em 6 de fevereiro de 1952, enquanto ela estava no Quênia em uma turnê internacional.

A notícia foi dada a ela por seu marido, o príncipe Philip, que morreu no ano passado, aos 99 anos, depois de mais de sete décadas ao seu lado.

Quando ela ascendeu ao trono, Josef Stalin, Mao Tse-Tung e Harry Truman dirigiam a União Soviética, a China e os Estados Unidos, respectivamente, e Winston Churchill era o primeiro-ministro britânico.

Elizabeth tentou se desviar dos holofotes depois de passar uma noite no hospital em outubro por uma doença não especificada e de receber ordens para descansar. Ela teve Covid-19 em fevereiro e disse que ficou muito cansada.

A rainha deixou de ir a vários eventos recentemente, mas se juntou a outros membros de sua família em um memorial para seu marido na abadia de Westminster, em Londres, no mês passado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.