Recurso de governadores contra depoimentos na CPI pressiona STF

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux e Rosa Weber (Reprodução/Internet)
Via Brasília – Da Revista Cenarium

STF e governadores

À medida em que, internamente, mais se debate a constitucionalidade ou não da convocação de governadores a Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), mais se consolida no Supremo Tribunal Federal (STF) a convicção de sua impropriedade. Ganha força na Corte a tese de que governadores não podem ser convocados para CPIs do Congresso o que, na avaliação de uma maioria dos ministros, fere a separação entre os Poderes, assim como o pacto federativo.

Fux tem pressa

Essa mesma leitura da Constituição mantém Jair Bolsonaro longe dos bancos da CPI, apesar de requerimento pela convocação do presidente da República apresentado pelo vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues. Mesmo que haja maioria para esse entendimento, o presidente do STF, Luiz Fux, tem pressa e quer que uma ação que trata sobre o tema seja levada com brevidade ao plenário pela ministra Rosa Weber. A pressa de Fux tem razão de ser.

Tendência

O presidente do STF quer essa questão logo resolvida, porque o governador do Amazonas, Wilson Lima, ingressou com um habeas corpus preventivo na Corte. Fux quer evitar que o caso seja tratado por este viés específico e que os demais governadores convocados ingressem com recursos na Corte, com o risco de haver decisões monocráticas conflitantes, o que tumultuaria ainda mais o processo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.