Rede CENARIUM participa de três mesas em Congresso Internacional de Jornalismo
Por: Lucas Thiago
09 de julho de 2025
MANAUS (AM) – Profissionais de comunicação da Rede CENARIUM participarão do 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entre os dias 10 e 13 de julho, no campus Álvaro Alvim da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo. Ao todo, o veículo de comunicação, com sede em Manaus e que conta com uma rede de correspondentes nas principais cidades da Amazônia, estará presente em três mesas durante o evento.
O congresso da Abraji é considerado o maior encontro de jornalistas do País e é realizado em formato híbrido. A primeira participação da CENARIUM ocorrerá nesta quinta-feira, 10, às 9h30, quando a diretora-geral do veículo, a mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia Paula Litaiff, participará da mesa “Como cobrir a Amazônia em segurança: protegendo jornalistas e fontes”. A atividade também contará com a participação da jornalista do site O Varredouro, Steffanie Schmidt.
Nesse debate, os participantes inscritos vão conhecer os riscos de realizar uma cobertura na Amazônia, como garantir a segurança das fontes, quais cuidados éticos ter durante a cobertura em território indígena e como essa cobertura mudou a partir do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019–2022), que foi um mandatário hostil à atuação do jornalismo profissional.

A jornalista Paula Litaiff aponta que os desafios de cobrir a Amazônia são ainda mais complexos e exigem maior rigor nos protocolos de segurança, tanto para os profissionais que assinam as reportagens quanto para as fontes que compartilham informações. Fundadora da CENARIUM, ela destaca ainda os conflitos fundiários, os crimes ambientais impulsionados pelo garimpo e pela caça ilegal, bem como as constantes violações dos direitos dos povos originários, como alguns dos principais obstáculos enfrentados durante a cobertura jornalística na região.
“Embora, nos últimos anos, tenha sido registrada uma queda no número absoluto de ataques a profissionais da imprensa, os dados também mostram um aumento nos casos mais graves, com registros de agressões físicas, ameaças, intimidações, destruição de equipamentos e ciberameaças severas. Isso precisa ser debatido, para que os jornalistas busquem formas de se proteger. Por outro lado, é fundamental garantir o direito constitucional da sociedade de ser informada”, declarou.
Fotojornalismo e clima
O fotojornalista da CENARIUM, Ricardo Oliveira, também será um dos profissionais da rede de comunicação a participar das palestras do congresso da Abraji. Ele será o mediador da mesa “Cobrindo a crise climática com fotojornalismo e audiovisual”. A atividade vai debater o papel do fotojornalismo e do audiovisual na cobertura jornalística da crise climática.

Com imagens, o debate leva à representação visual dos impactos ambientais, que pode sensibilizar a opinião pública, influenciar políticas e amplificar as vozes locais. Também serão abordados os desafios éticos e técnicos na captação e uso dos registros, além de estratégias para uma narrativa visual impactante.
A mesa mediada por Oliveira conta com os palestrantes Mariana Greif, fotógrafa documental e videomaker do Uruguai, além do editor sênior da Inside Climate News e conselheiro da Society of Environmental Journalists, Michael Kodas, e, de forma remota, com o cineasta indígena Takumã Kuikuro.
COP 30
No sábado, 12, os palestrantes que vão representar a CENARIUM são: a atual coordenadora de redação, Adrisa de Góes, o correspondente da rede em Belém, Fabyo Cruz, além da CEO Paula Litaiff. Os profissionais realizarão a mesa “Cobrindo a Amazônia no ano da COP30: um guia para fontes locais”, que vai debater como o jornalismo pode preparar o público para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).

O evento será realizado entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, em Belém (PA), com o objetivo de compartilhar estratégias, fontes, dados e narrativas para uma cobertura relevante, esclarecedora e inovadora. O congresso é uma iniciativa que ajuda a população a compreender o papel dos jornalistas na garantia do direito à informação, por meio dos temas a serem apresentados pelos participantes.
