Rede Sustentabilidade oficializa grupo de jovens políticos no Amazonas
Por: Cenarium*
25 de março de 2025
MANAUS (AM) – A Juventude em Rede Amazonas, grupo de jovens da Rede Sustentabilidade, deu um importante passo rumo à ocupação na cena política da Região Norte com o lançamento oficial da J-Rede Amazonas, coligação formada majoritariamente por ativistas e lideranças com o objetivo de debater o presente e o futuro da juventude amazônida. O lançamento ocorreu neste sábado , 22. De sua formação total, 59,2% dos participantes são indígenas e 33,7% integrantes da população LGBTQIAPN+.
O evento ocorreu no Hotel Adrianópolis All Suítes, situado na Rua Salvador, nº 195, e contou com mesas de debate potentes sobre política, juventude, direitos indígenas e luta ambiental, reafirmando o compromisso da da J-Rede Amazonas com a construção de um estado mais justo, sustentável e com a juventude no protagonismo das decisões. Além dos integrantes indígenas e LGBTQIAPN+, a coligação possui, também, forte representatividade entre jovens de zonas periféricas e rurais.

“É um marco na história política sendo construída pela juventude da Rede Sustentabilidade do Amazonas, uma juventude negra, indígena e periférica, que não se conforma com a realidade imposta sobre seus corpos, seus territórios e comunidades, e que acredita que, através de sua participação e suas vozes no processo político e de tomada de decisão, seus direitos sejam garantidos”, afirmou a educadora política Vanda Witoto, porta-voz estadual da legenda.
Durante o lançamento do grupo, a juventude indígena foi a grande maioria, com representações de diversas etnias, como Sateré-Mawés, Tikunas, Mundurukus, Dessanas e Tukanos, reforçando que a luta por um futuro melhor precisa ter os povos originários no centro das decisões.
“O lançamento não é só a criação de uma nova organização, é a juventude amazônida assumindo seu lugar na política. Pela primeira vez, estamos estruturados, organizados e prontos para ocupar os espaços que sempre nos foram negados. A nossa juventude é indígena, periférica, LGBTQIAPN+, ribeirinha, negra e, agora, ela também é protagonista”, disse o porta-voz da Juventude em Rede Amazonas, Bentes Dias.
“Esse é só o começo de uma caminhada para garantir que a política do Amazonas seja feita por e para aqueles que vivem e constroem essa terra todos os dias”, prometeu o jovem.
O evento
Além dos debates, também foi promovido um momento decisivo para a organização da juventude no estado: a eleição da primeira Executiva Estadual da J-Rede Amazonas, que terá a missão de conduzir e fortalecer a juventude da Rede Sustentabilidade pelos próximos dois anos.
Durante o processo, foram eleitos os primeiros porta-vozes estaduais da J-Rede Amazonas, Suzy Desana, ativista indígena e defensora dos direitos dos povos originários, e Ruan Bentes, ativista pela educação e pelos direitos da juventude.