Reeducanda trans fica em estado grave após ser espancada por homens em MT


24 de julho de 2024
Reeducanda trans fica em estado grave após ser espancada por homens em MT
Gabi Henrique Varcondi, de 37 anos (Composição de Paulo Dutra/Cenarium)
Davi Vittorazzi — Da Cenarium

CUIABÁ (MT) — Uma mulher trans, identificada como Gabi Varcondi, de 37 anos, está internada em estado grave após ser espancada por homens, também detentos, no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O caso ocorreu na segunda-feira, 22.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), dois envolvidos já foram identificados. As agressões teriam ocorridos com pedaços de madeira, no horário do almoço. Imagens de câmeras de segurança da penitenciária mostram o momento em que presos envolvidos no crime vão até as câmeras e viram os aparelhos para não filmarem a mulher trans sendo agredida.

Gabi estava condicionada na ala para pessoas LGBTQIA+, mas o crime no horário em que os detentos podiam se encontrar. A vítima foi encontrada ferida pelos policiais penais, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que a encaminhou para pronto-socorro do município, onde está internada.

Conforme a Sesp, os suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, que está conduzindo as investigações. A Perícia Técnica (Politec) também acompanha o caso. A direção do Complexo Penitenciário também irá abrir um procedimento administrativo disciplinar para apurar o caso.

A Secretaria de Comunicação de Várzea Grande informou que a paciente apresenta quadro de múltiplas fraturas e lesões variadas, principalmente no rosto, crânio e na região lombar. Ela está em estado considerado grave, mas estável e aguardando resultado de diversos outros exames e, até mesmo, a possibilidade de intervenção cirúrgica reparadora.

Até o momento, nenhuma das autoridades souberam informar a motivação das agressões. O caso ainda é investigado.

Nota da Sesp na íntegra

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) informa que a Polícia Penal identificou dois suspeitos de agredirem uma reeducanda trans, de 37 anos, no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas, nesta segunda-feira (22.07). Imediatamente após o ocorrido, foram adotadas todas as providências necessárias, incluindo o encaminhamento dos suspeitos à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, que está conduzindo as investigações, e o acionamento da Perícia Técnica (Politec). A vítima recebeu os primeiros socorros ainda na unidade e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao pronto-socorro, onde está internada. A direção do Complexo Penitenciário também irá instaurar um procedimento administrativo disciplinar para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Leia mais: Professora indígena toma posse como primeira coordenadora de graduação em MT
Editado por Jefferson Ramos

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.