Refúgio de primata em extinção, Reserva do Sauim está entre áreas queimadas em Manaus
Por: Gustô Alves
23 de setembro de 2024
MANAUS (AM) – Manaus (AM) enfrentou um fim de semana com muitas queimadas, registrando 46 focos de incêndio entre sábado, 21, e domingo, 22, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As áreas mais afetadas incluem desde a região Norte até a Leste da cidade, com registros em pontos como o Refúgio de Vida Silvestre Sauim-Castanheiras, na Zona Oeste, e o bairro Alphaville Manaus, na mesma zona.
No Refúgio de Vida Silvestre Sauim-Castanheiras, um incêndio de grandes proporções foi registrado no sábado. Em imagens gravadas por um motorista, é possível ver uma grande árvore sendo consumida pelas chamas de dentro para fora. Na mesma região, na Avenida Margarita, Cidade Nova, próximo ao Museu da Amazônia (Musa), outro foco de incêndio de grandes proporções foi registrado, também capturado por um motorista que passava pelo local.
Já no bairro Alfredo Nascimento, na Zona Leste, moradores tentaram, sem sucesso, conter um foco de incêndio na Rua 23, registrado em vídeos que circulam nas redes sociais. Em Alphaville, imagens de um incêndio em uma área de mata também foram gravadas e divulgadas nas redes sociais.
A capital amazonense vem enfrentando um aumento significativo de queimadas nos últimos meses. Na primeira quinzena de setembro, o Estado já havia registrado 4.090 focos de incêndio, com números alarmantes se acumulando dia após dia.
A situação levou o Governo do Amazonas a decretar situação de emergência em todos os 62 municípios do Estado. A combinação de altas temperaturas, estiagem prolongada e queimadas está comprometendo a qualidade do ar na capital, gerando sérios problemas respiratórios para a população.
A fumaça das queimadas na Amazônia está se somando a de outras regiões, como o Pantanal e o Parque Guajará-Mirim, em Rondônia, além da Bolívia, formando um vasto “corredor de fumaça”. A temporada de queimadas em 2024 é a maior registrada em 17 anos, superando o número de queimadas do mesmo período desde 2010.