Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
23 de outubro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Priscilla Peixoto e Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS – Com o tema “Estudantes de Jornalismo em pandemia: Configurações e Bugs”, a Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) iniciou, nesta quarta-feira, 13, em formato virtual com transmissão ao vivo pelo canal da TV Cenarium no YouTube e também na plataforma de streaming de vídeo Twitch, até o dia 15 de outubro. O evento é realizado por discentes da universidade, com apoio da CENARIUM, com atenção especial ao combate às fake news.

O start do evento ficou sob responsabilidade do reitor da Ufam , Silvio Puga, que agradeceu a CENARIUM por disponibilizar o espaço e estrutura para transmissão da Semana de Jornalismo e deu destaque para a importância de debater os riscos das fake news.

“Eventos de debates jornalísticos como este contribuem grandemente na formação acadêmica de futuros profissionais da comunicação e ajudam diretamente no combate às fake news“, disse o reitor destacando a parceria da CENARIUM com a Ufam. “A CENARIUM é mensageira que leva nossas pesquisas científicas para o mundo”, finalizou Puga.

A diretora de conteúdo do jornal A Crítica também é uma das convidadas do evento. A jornalista Aruana Brianezi agradeceu o convite para o evento e aproveitou a oportunidade para aconselhar os futuros profissionais da comunicação.

“Temos que viver a universidade plenamente, pra mim é uma satisfação muito grande estar num evento que promove o que a A crítica acredita e tem investido nos últimos anos, que é o jornalismo profissional. Quando falamos do tripé da democracia e do jornalismo, é sempre bom lembrar que é preciso que o profissional possa nos ajudar a combater às fakes news. É uma profissão muito incompreendida e é preciso que as pessoas entendam o que é o jornalismo”, destacou Aruana.

Boas-vindas

As boas-vindas do evento ficaram por conta do diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Ufam, Allan Rodrigues, que destacou a importância dos temas que serão debatidos durante a programação do evento.

“É uma satisfação ver o curso de Jornalismo produzindo esse evento, que o jornalismo se apresenta como algo extremamente necessário para a sociedade nesse momento, em um momento que a desinformação nos leva muitas vezes a tomar decisões equivocadas. O jornalismo que vai checar fatos, que vai promover debates. Temos certeza que estamos vendo jornalistas que vão estar no mercado trabalhando pra uma maior justiça social”, destacou o doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As saudações do diretor da FIC foram seguidas das palavras elogiosas do professor e coordenador do curso de Jornalismo da Ufam, Rafael Hoff. “É um prazer participar de um evento tão bacana e por ele nascer da iniciativa dos próprios estudantes, que se tornam protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, nos rumos que o jornalismo vai tomar a partir dessas discussões. Estou com uma expectativa muito grande, acho que grandes ideias vão ser compartilhadas aqui”, contribuiu ainda o doutor Ciências da Comunicação e Informação.

Debate histórico

O ex-professor do curso de Jornalismo da Ufam Antônio José Vale da Costa, que coordena a Associação dos Docentes da Ufam (Adua), reforçou o caráter democrático do evento, dando destaque à necessidade de discutir sobre as fake news.

“Hoje a sociedade vive com bastante intensidade as fakes news. A gente vê que é importante essa discussão aparecer e são os alunos do curso que estão motivados a isso. Eu vi nascer o Centro Acadêmico de Comunicação nos anos 1960, 1970, que já trazia, naquela época, a discussão sobre o jornalismo. Estou vendo que aquela ideia do Cucos [antigo Centro Acadêmico de Comunicação Social] continua no Cajor, a Semana de Jornalismo era sagrada, que era um momento que a gente tinha reflexões sobre o que está acontecendo”, disse o ex-docente da Ufam.

Honras da casa

Fazendo as honras da casa, a diretora da CENARIUM, Paula Litaiff, agradeceu a confiança depositada para transmitir online o evento, que vai até sexta-feira, 15, e destacou a importância da iniciativa dos alunos da organização da Semana de Jornalismo da Ufam.

“É uma grande responsabilidade ser referência para estudantes, que são tão focados em resultados, em aprender. A Revista Cenarium se sente honrada em sediar um evento como esse, se sente honrada também em receber profissionais com grande respeito, essa é uma forma da Revista Cenarium mostrar que apoia o jornalismo profissional”, disse Litaiff.

Veja o primeiro dia do evento na íntegra: