‘Rejeitada por ser autista’, diz goleiro Cássio após filha ser recusada em escolas de BH
Por: Mari Furtado
24 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – O goleiro Cássio Ramos, do Cruzeiro, afirmou que a filha Maria Luiza, de 7 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve a matrícula recusada em várias escolas particulares de Belo Horizonte. Segundo ele, apenas uma instituição aceitou a criança, mesmo entre colégios que se apresentam como “inclusivos”.
Em publicação feita na sexta-feira, 22, nas redes sociais, o jogador relatou que a filha é acompanhada por uma profissional desde pequena, que também se mudou para Belo Horizonte após sua transferência do Corinthians para o clube mineiro, em 2024. “Hoje, como tantos outros pais de crianças autistas não verbais, venho compartilhar algo muito doloroso. Tenho tentado matricular minha filha em diferentes escolas, mas a resposta quase sempre é a mesma: ela não é aceita”, escreveu.
O autismo não verbal é, principalmente, quando pessoas diagnósticadas com TEA, não conseguem se expressar por meio da fala. Nesses casos, podem sentir dificuldades para demonstrar sentimentos ou necessidades por outras formas de comunicação.

O que diz a Lei?
A legislação brasileira garante a inclusão de estudantes com deficiência em turmas regulares. A Lei 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, assegura o direito à educação em classes comuns e prevê multa de três a 20 salários mínimos para gestores ou autoridades que negarem matrícula de alunos com TEA, além da possibilidade de perda do cargo em caso de reincidência.
Aprovada em 2012, a lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre as diretrizes da lei, estão o estimulo à inserção no mercado de trabalho, além da garantia do dagnóstico precoce e tratamento adequado. A norma foi a primeira legislação federal voltada as pessoas autistas.
O TEA pode se manifestar em três níveis, que são definifos, na maioria das vezes, pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1, suporte leve; nível 2, suporte moderado; nível 3, suporte elevado.